O Bispo de Santarém, D. José Traquina, fez saber no dia 16 de julho de 2024, através de decreto, que o Padre Tiago Moita irá substituir o Pe. António Vicente como pároco da paroquia de Alcanede (Nossa Senhora da Purificação). A transição será feita até ao próximo dia 6 de outubro.
Tiago Alexandre Asseiceira Moita tem 43 anos de idade, é natural de Alpiarça, e foi ordenado padre em janeiro de 2007. Numa mensagem publicada na sua página pessoal de facebook, o sacerdote refere que, “É com gratidão e com sentido de Igreja que acolho a nomeação para pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Alcanede. Entro como quem deseja servir e passar fazendo o bem, oferecendo o melhor que puder dentro das minhas capacidades e limites para que o Rosto de Cristo, que sempre me atrai, seja mais conhecido e amado. Espero puder contribuir para uma Igreja mais sinodal e inclusiva”, citamos.
Na mesma mensagem, que titula como “Nova Paróquia – Novos desafios”, o futuro pároco de Alcanede deixa uma palavra de agradecimento a António Vicente, “Ao colega e amigo Padre António Vicente, que em breve terminará o seu serviço pastoral em Alcanede, o meu profundo agradecimento e reconhecimento por tanto que fez e deu. Desejo um feliz e fecundo serviço pastoral em Torres Novas”, refere o Pe. Tiago Moita.
Para abraçar a paróquia de Alcanede, Tiago Moita fica dispensado das suas funções nas paróquias de Alcanhões, Azoia de Baixo, Póvoa de Santarém e Vale de Figueira.
PADRE ANTÓNIO VICENTE RUMA A TORRES NOVAS
Para o ano pastoral 2024/2025, o Padre António Vicente Calado Gaspar foi nomeado Pároco das Paróquias de Lapas (Nossa Senhora da Graça), Santa Maria de Torres Novas (Santa Maria), São Tiago de Torres Novas (São Tiago), São Pedro de Torres Novas (São Pedro) e de Divino Salvador de Torres Novas (Divino Salvador). O Pe. António Vicente foi também nomeado Capelão do Estabelecimento Prisional de Torres Novas.
António Vicente esteve à frente da Paróquia de Alcanede (Nossa Senhora da Purificação) desde setembro de 2015.
Foto de capa: Facebook Tiago Moita