17.9 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
AlcanedeCulturaEducação

Vila de Alcanede revive Idade Média com Feira Medieval

Mercado de rua, taverna, cortejo medieval e um espetáculo de fogo são alguns dos destaques de mais uma edição da Feira Medieval de Alcanede. A iniciativa, organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alcanede e da Câmara Municipal de Santarém, e vai decorrer dias 17 e 18 de maio de 2024, entre as 16 e as 23 horas.

O arranque da feira está marcado para dia 17, sexta-feira, às 16h00, com um cortejo do Castelo de Alcanede até ao centro da Vila. Desta recriação histórica faz parte, ainda no dia 17 de maio, a leitura da Carta de Feira, concedida pelo Rei D. Afonso Henriques ao lugar de Alcanede. Já no dia 18 de maio, terá lugar a receção e o Jantar ao Rei.

A Feira Medieval irá trazer a Alcanede muita animação, música, dança, espetáculos de fogo e malabaristas, jogos tradicionais, tiro ao arco, cantigas de amigo e de amor, entre outras atividades, como a Taverna Medieval, com bebidas e refeições inspiradas na culinária da época.

Os visitantes poderão ainda encontrar tendas diversas com produtos artesanais, alimentos e mercadorias variadas, tais como pão, doces conventuais, licores, frutos secos, queijos, fumeiro, fritos e café, plantas e ervas aromáticas, produtos agrícolas e animais, que vão permitir a todos os presentes vivenciar o comércio medieval.

No artesanato e ofícios ao vivo, os artesãos vão demonstrar as suas habilidades em trabalhos manuais, com os torneados em madeira, tecelagem, cerâmica e “scriptorium” – oficina onde os visitantes podem experimentar a caligrafia medieval.
A Feira contará também com um espaço museológico, em que podem ser vistos trabalhos elaborados pelos alunos relativos à época medieval e onde vão estar patentes documentos históricos da Vila de Alcanede e que fazem parte do Espólio da Biblioteca Municipal de Santarém.

Segundo o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, a realização do evento tem como objetivo “proporcionar aos alunos, experiências significativas de aprendizagem, valorizar a cultura e o património local, material e imaterial”, deixando o convite a todos, “viaje no tempo e deixe-se levar pelo espírito da Idade Média!”, citamos.

Recorde a reportagem do Portal de Alcanede na Feira Medieval de 2013

Foto de capa: Aquivo Portal de Alcanede

Artigos Relacionados

Pharma Castelo celebra 3º Aniversário com prémios e surpresas para os seus clientes

Portal Alcanede

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e a Europa

Carlos Coelho

Antiga Escola de Mata do Rei inaugurada como sede da Associação de pais de Alcanede, Abrã e Amiais de Cima

Carlos Coelho