13.6 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Região

Plataforma contra extinção pede às autarquias para não se pronunciarem

Foto: Página Global

A Plataforma Nacional Contra a Extinção de Freguesias vai solicitar a todas as Câmaras e Assembleias municipais que não se pronunciem pela extinção de freguesias e vai lançar uma petição nacional, de acordo com uma resolução aprovada na segunda-feira, 23 de abril de 2012. 

Em reunião realizada na sede da Junta de Freguesia de Asseiceira (concelho de Rio Maior), o movimento aprovou uma resolução na qual reafirma a convicção de que a reforma administrativa iniciada pelo Governo “não vai melhorar em nada a representatividade das populações, a participação cidadã ou os serviços de proximidade prestados pelas autarquias”.

Para a plataforma, a “surdez” mostrada pelo Governo mesmo depois da manifestação nacional realizada em Lisboa “ameaça a paz social e pode inclusivamente conduzir a levantamentos populares e a estados de sítio”.

Alertando para a “desagregação social face ao diferente tratamento dado às populações e aos territórios, afastando o que é próximo e extinguindo o que é essencial ao desenvolvimento do país”, o movimento decidiu solicitar “com carácter urgente” uma audiência ao Presidente da República, grupos parlamentares, Associação Nacional de Municípios e Associação Nacional de Freguesias.
 

Vai ainda solicitar “a todas as câmaras municipais e assembleias municipais que não se pronunciem pela extinção de freguesias”, lançar uma petição nacional que estará disponível online, “estimular o desenvolvimento de movimentos locais contra a extinção de freguesias” e “exortar as populações na defesa das suas freguesias”.

Fonte: Lusa

 

Artigos Relacionados

Tempo frio veio para ficar mais alguns dias em todo o território nacional

Portal Alcanede

Covid-19: Desde o início da pandemia já faleceram 10 pessoas no concelho de Santarém

Portal Alcanede

Vale da Trave recebe Círio de Nossa Senhora da Purificação com várias atividades

Portal Alcanede