20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Região

Plataforma contra extinção pede às autarquias para não se pronunciarem

Foto: Página Global

A Plataforma Nacional Contra a Extinção de Freguesias vai solicitar a todas as Câmaras e Assembleias municipais que não se pronunciem pela extinção de freguesias e vai lançar uma petição nacional, de acordo com uma resolução aprovada na segunda-feira, 23 de abril de 2012. 

Em reunião realizada na sede da Junta de Freguesia de Asseiceira (concelho de Rio Maior), o movimento aprovou uma resolução na qual reafirma a convicção de que a reforma administrativa iniciada pelo Governo “não vai melhorar em nada a representatividade das populações, a participação cidadã ou os serviços de proximidade prestados pelas autarquias”.

Para a plataforma, a “surdez” mostrada pelo Governo mesmo depois da manifestação nacional realizada em Lisboa “ameaça a paz social e pode inclusivamente conduzir a levantamentos populares e a estados de sítio”.

Alertando para a “desagregação social face ao diferente tratamento dado às populações e aos territórios, afastando o que é próximo e extinguindo o que é essencial ao desenvolvimento do país”, o movimento decidiu solicitar “com carácter urgente” uma audiência ao Presidente da República, grupos parlamentares, Associação Nacional de Municípios e Associação Nacional de Freguesias.
 

Vai ainda solicitar “a todas as câmaras municipais e assembleias municipais que não se pronunciem pela extinção de freguesias”, lançar uma petição nacional que estará disponível online, “estimular o desenvolvimento de movimentos locais contra a extinção de freguesias” e “exortar as populações na defesa das suas freguesias”.

Fonte: Lusa

 

Artigos Relacionados

Covid-19: Concelho chega aos 100 Casos confirmados mantendo-se o registo de 3 óbitos

Portal Alcanede

Mata do Rei – Passeio de motorizadas pretende angariar fundos para recuperação da igreja matriz

Portal Alcanede

Sede dos Bombeiros de Alcanede palco de sessão de esclarecimento sobre RVCC

Portal Alcanede