13.3 C
Alcanede
Domingo ,11 Abril, 2021
Saúde

USF Foral Novo de Alcanede já é uma realidade

O executivo da Junta de Freguesia de Alcanede liderado por Cristina Neves saudou, esta quarta feira dia 8 de junho, o funcionamento oficial da Unidade de Saúde Familiar Foral Novo em Alcanede.


“A USF era uma das muitas reivindicações sociais que traduziam as carências e as dificuldades que a zona norte do concelho sentia em matéria de saúde familiar”
lê-se numa nota informativa chegada à redação do Portal de Alcanede e publicada na página oficial da autarquia no Facebook.

O executivo recorda a dificuldade na mobilidade dos profissionais de saúde que “acabou por ser ao longo dos últimos anos, um dos entraves que adiaram sucessivamente o impulso motivador para a criação desta unidade”.

Fruto da recente estabilidade do corpo médico, enfermagem e administrativo, “foram finalmente reunidas as condições favoráveis para que a proposta ganhasse forma, se concretizasse e fosse superiormente aprovada”.

O executivo da Junta de Freguesia de Alcanede entende que a criação da USF “é um ponto de viragem, tendo em conta o novo modelo de funcionamento, planeamento e estratégia”.

A USF Foral Novo abrange as populações das Freguesias de Alcanede e Gançaria na sua sede em Alcanede, e ainda a Extensão de Saúde de Amiais de Baixo, estando disponíveis em ambos, um novo folheto informativo GUIA DO UTENTE para esclarecimento de toda a população.

“Este foi decididamente o primeiro passo dado rumo à garantia da criação de melhores condições de acesso aos cuidados primários de saúde”, refere o comunicado.

A USF integra cerca de cinco mil utentes, e possui uma equipa composta por três médicos, quatro enfermeiros e quatro assistentes técnicos.

Nesta fase inicial, enquanto a equipa de profissionais não for reforçada, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 18 horas, informa uma nota de imprensa do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria.

Com mais esta valência em funcionamento, o ACES Lezíria passa a ser constituído por 11 Unidades de Saúde Familiar, cinco Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, nove Unidades de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

Artigos Relacionados

Covid-19: Foco na SCMA eleva para 3 os óbitos registados em contexto hospitalar

Portal Alcanede

Liga Portuguesa Contra o Cancro volta a colocar Alcanede na sua rota

Paulo Coelho

Covid-19: Aumentam para 115 os casos confirmados no concelho de Santarém

Portal Alcanede