19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Soldados de Alcanede perpetuados em Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar

O brasão da Freguesia de Alcanede vai figurar, no Memorial dos Combatentes da Guerra do Ultramar do Concelho de Santarém, que está a ser projetado pelo arquiteto e escultor Salter Cid. A obra terá inscritos os quarenta e quatro soldados do concelho de Santarém que perderam a vida em combate.

No monumento devem constar os brasões das 28 freguesias do Concelho que existiam, antes da reorganização administrativa, e debaixo de cada brasão, são inscritos os nomes dos que morreram em combate.

Recorde-se que em abril de 2014, por iniciativa da Junta de freguesia de Alcanede, tendo como fundo os 40 anos da revolução de abril, foram homenageados 60 ex-combatentes da guerra do ultramar com raízes na região e relembrados os nomes dos falecidos: António Neto Lopes da Iria (Alqueidão do Mato), Joaquim Ramos Vieira (Viegas), Júlio Manuel de Jesus Joaquim (Bairro dos Murtais), Manuel da Piedade Augusto – Manuel Mateus (Viegas), Ramiro Jesus Piedade Santo (Mata do Rei) e Manuel José Montez Barreiros.

A localização do memorial ainda é uma incógnita, mas tudo indica que deverá ficar na zona do Bairro de S.Bento “um lugar nobre da cidade onde passa toda a gente”, admitiu o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, salientando que a autarquia está a aguardar a aprovação desta proposta por parte da Direção Geral do Património Cultural.

As declarações do autarca foram proferidas em dezembro último durante a apresentação do projeto do memorial, depois da constatação do coronel Garcia Correia, que chamou a atenção para a inexistência de “um monumento no concelho de Santarém relativo à guerra colonial”.

Na ocasião os representantes da Comissão para a Construção do Memorial dos Combatentes da Guerra do Ultramar do Concelho de Santarém aproveitaram para apelar ao contributo de todos para este investimento que ronda os 50 mil euros. “No final sairemos todos animados porque é uma homenagem justa”, disse o presidente da União de Freguesias de Santarém, Carlos Marçal.

Todos os interessados em ajudar na edificação do Memorial de homenagem aos ex-Combatentes da Guerra Colonial, de todas as freguesias do concelho de Santarém, podem realizar um donativo, através do depósito nas seguintes contas: Montepio – 0036 0044 9910018748 92 ou Caixa Geral de Depósitos – 0035 0726 00101083 130 64.

Artigos Relacionados

Centro de vacinação de Santarém passa a funcionar na Ex-Escola Prática de Cavalaria

Portal Alcanede

7 Pontos em discussão na próxima Assembleia de Freguesia de Alcanede marcada para 20 de abril

Portal Alcanede

Fotos – Jessica Silva é a nova Miss Freguesia de Alcanede

Carlos Coelho