15.9 C
Alcanede
Quarta-feira ,14 Abril, 2021
Sociedade

Sob o jugo dos ‘tiranos’: o concelho de Alcanede no contexto da 3.ª Invasão Francesa (1810-1811)

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) realiza a LXXX Assembleia de Investigadores, assinalada com a comunicação proferida pelo Professor Doutor Carlos Guardado da Silva, “Sob o jugo dos ‘tiranos’: o concelho de Alcanede no contexto da 3.ª Invasão Francesa (1810-1811)”. A iniciativa realiza-se no dia 10 de Novembro de 2016, pelas 18h30m, no CIJVS, com entrada Livre.

O Conferencista apresentará um estudo histórico exploratório, de natureza qualitativa, sobre os acontecimentos vividos no território do então concelho de Alcanede (hoje freguesia do município de Santarém), com particular enfoque nas consequências materiais e humanas, durante a 3.ª invasão francesa.

Estuda os impactos humanos da 3.ª invasão, sob o comando de André Massena, nomeadamente o êxodo populacional, para o interior da 1.ª Linha de defesa das Linhas de Torres Vedras, bem como os múltiplos atos de violência praticados – destruições, roubos, violações, torturas e mortes – para além dos flagelos da fome e das epidemias.

Carlos Guardado da Silva é Doutor em História Medieval e pós-graduado em Ciências Documentais – variantes de Arquivo e de Biblioteca e Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Agregado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o mestrado em Ciências da Documentação e Informação. Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM), Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (APH). Vogal da direção do Capítulo Ibérico da ISKO – International Society for Knowledge Organization. Autor e coautor de mais de 100 títulos, sobretudo nas áreas da História (História Medieval e Guerra Peninsular), património cultural e Ciência da Informação.

Artigos Relacionados

Covid-19: Mensagem da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede

Portal Alcanede

Alqueidão do Rei celebra 29 anos de festa em honra de Nª Sª da Esperança

Paulo Coelho

Bênção dos Ciclistas leva Bombeiros de Alcanede a pedalarem até Fátima

Paulo Coelho