19.7 C
Alcanede
Sábado ,20 Abril, 2024
Cultura

S.F. Alcanedense representada com nove músicos no V Estágio de Verão

A Banda Musical de Amarante organizou este ano, entre os dias 20 e 24 de agosto, o V Estágio de Verão e Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão. O evento contou com a participação especial do Maestro convidado, o espanhol Rafael Agulló Albors, reconhecido internacionalmente. A atividade foi composta por três momentos distintos: o Recital dos Professores, o Concerto de Música de Câmara, sob a direção artística do Prof. Manuel Fernando Marinho e dos respetivos Professores de Naipe, e o Concerto Final da Orquestra, sob a batuta do Maestro Convidado.

O programa a trabalhar incidiu sobre o repertório de compositores da atualidade, visando assim conferir a devida importância que tem a composição para Banda Sinfónica. Nesta lógica, fez parte do programa também uma obra de um compositor de uma freguesia vizinha, Gançaria, que foi o Concertino para Piccolo e Banda Sinfónica do Samuel Pascoal.

A Sociedade Filarmónica Alcanedense (S.F.A.) fez-se representar ao mais alto nível, se bem que mais vagas houvesse e maior teria sido a representatividade da única banda do “Sul”, como se diz na gíria “bandística”. Participaram neste V Estágio os seguintes elementos: Daniel Frazão, José Castela e Mariana Neto (Clarinete – Prof Hélder Gonçalves); Nelson Inácio (Saxofone – Prof Hugo Marinheiro); Bruno Simões (Trompete – Prof João Bentes); Pedro Frazão (Bombardino – Prof Jorge Fernandes); Sérgio Duarte (Trombone – Prof Daniel Dias); António Machado e Francisco Neto (Percussão – Prof Isabel Silva). Alguns elementos da S.F.A. fizeram parte do lote de Solistas do Concerto Final da Orquestra, motivo que nos deve orgulhar e motivar para participações futuras.

A S.F.A. contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcanede através da cedência de uma carrinha para a deslocação dos 9 elementos, um apoio que se revelou essencial para o sucesso da participação dos músicos da nossa instituição musical. Estes nossos embaixadores levaram na sua bagagem o bom nome e prestígio de Alcanede e do “Sul”, e voltaram com muito trabalho, esforço, dedicação, camaradagem e acima de tudo amizade.

Colaboração Texto e Foto: José Castela

 

Artigos Relacionados

Banda de Alcanede presente na I Grande Corrida de Toiros do Correio do Ribatejo

Paulo Coelho

C.S.R. Valverde – Mais de 100 pessoas marcaram presença em Noite de Fados

Paulo Coelho

“The BellsWood Ensemble” atuam na igreja matriz de Alcanede no dia 10 de abril

Carlos Coelho