9.9 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Entrevistas

Serra do Saber – Centro de Estudos e Formação Profissional

ssaber

ssaberEntrevista: Margarida Frazão e Andreia Cruz.
Serra do Saber – Centro de Estudos e Formação Profissional
Pé da Pedreira – Alcanede




Portal Alcanede – Como é que surgiu a ideia de criar este Centro de Estudos e Formação Profissional?

Serra do Saber (Centro de Estudos e Formação Profissional) – A ideia surgiu na sequência de uma conversa informal entre nós gerentes onde comentávamos que cada vez mais as pessoas têm de apostar nas suas qualificações e aperfeiçoamento pessoal, devido às exigências do mercado de trabalho. Mas, depois de um dia de trabalho percorrer 30km ou mais, era muito cansativo, as ofertas formativas deviam estar descentralizadas das cidades.

As duas áreas (educação, /formação) não eram uma novidade para nós, pois, já tinham sido desenvolvidas em outras situações, designadamente a nível de explicações e apoio escolar, era uma actividade que desenvolvíamos há algum tempo em diversas disciplinas ligadas às nossas áreas, individualmente nas nossas casas  e a crianças das nossas localidades. Na Formação, como é uma área bastante interessante e já tínhamos alguns conhecimentos, académicos nas disciplinas directamente relacionadas com os nossos conhecimentos, e também porque já existia alguma experiencia pelo facto de uma de nós ter trabalhado numa empresa de formação profissional. Com estes antecedentes, e como já éramos amigas, pensamos em criar a Serra do Saber.

PA – O vosso trabalho é extensivo a crianças e adultos?

Serra do Saber – Sim, o nosso trabalho é composto por duas vertentes distintas a Educação e a Formação Profissional:

Educação
– Explicações desde a primária até à universidade, estas são ministradas por nós e por professores especializados das diversas áreas do conhecimento.

Actividades Extra Curriculares
– Neste momento somos a entidade responsável pela actividade de inglês em algumas escolas primárias do Agrupamento de Escolas de Alcanede, sendo estas para aproximadamente 195 alunos.
– Oficina de Tempos livre – para os mais pequenos, com actividades como a música, ginástica, inglês, francês, culinária, passeios, etc.
– Campos de Férias – Nas férias da Páscoa e Verão, como passeios, oficinas diversas, praia, jogos, etc.

Formação Profissional
– Formação, em diversas áreas, nas quais possuímos alguns cursos homologados pelas instituições competentes.

A formação pode ser Inter e Intraempresa e para o Público em Geral. Relativamente á formação de adultos temos parceria com o ISLA, para o desenvolvimento de cursos em dois âmbitos o RVCC (9º e 12º) e cursos EFA (9º e 12º)

PA – Além das componentes escolares e formativas, tem outros programas? Quais e como vão funcionar?

Serra do Saber – Nós actualmente, estamos bastante concentradas na Educação e Formação Profissional, no início tivémos outros pequenos projectos mas que temos abandonado por falta de tempo para os desenvolver e também por incompatibilidade dos espaços físicos. Os nossos principais objectivos neste momento são continuar a apostar na Educação e reforçar o investimento na Formação Profissional, optimizando os nossos recursos de forma a distinguirmo-nos pelas nossas competências.

PA – Tem igualmente parcerias com Pessoalform (Marinha Grande) e Isla (Santarém), quais são as mais valias?

Serra do Saber – Actualmente temos parceria com o ISLA, como, foi referido anteriormente. Temos também parceria com a Psitráfego, uma empresa de Santarém privada e especializada em Psicologia do Tráfego Rodoviário, possuí as competências (técnicas e humanas) necessárias à realização dos exames psicológicos preconizados no Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, sendo para tal reconhecidas pelo IMTT e Órgãos de Administração Regional de saúde. Esta parceria surge da necessidade dos formandos da formação de transporte colectivo de crianças realizarem testes psicotécnicos como pré-requisito para frequentarem o mesmo. Com a Pessoalform, devido á distância, deixámos de ser parceiros, pelo facto de não existirem empresas na nossa região para contratar em regime temporário, tínhamos os trabalhadores mas depois não conseguimos colocá-los próximo das suas localidades.

PA – A freguesia de Alcanede é o vosso principal alvo?

Serra do Saber – Pensamos que é um público importante, mas não poderá ser somente essa a nossa direcção. Por exemplo, nas explicações temos crianças das freguesias vizinhas, assim como Mendiga, Abrã, Arrimal, Serro Ventoso e Tremês. Na formação, o público é diferente, e quando pretendem frequentar uma acção vem de lugares dispersos, por exemplo em algumas acções do curso de motoristas de transporte de crianças, que é um curso para o qual possuímos homologação do IMTT, tivémos em sala formandos de Almeirim, de Torres Vedras, Entroncamento e Coruche. Como se pode verificar, não nos podemos restringir à nossa freguesia para podermos continuar com o nosso projecto.

PA – Muito obrigado pelas vossas  declarações ao Portal de Alcanede e felicidades para o vosso projecto…

Serra do Saber – Obrigado, e retribuímos os votos de felicidades também para o vosso projecto.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 1422 vezes

Artigos Relacionados

Movimento Mochila às Costas parte para a estrada em mais uma onda de solidariedade

Carlos Coelho

Maria Jesuína: “Há uma visão aqui em Alcanede muito bonita”

Portal Alcanede

“Povo de Deus – A Nossa Gente é Assim” Entrevista a Carla Vitorino

Portal Alcanede