17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Restaurante Sabores da Serra representa Alcanede na iniciativa «Vinhos &Petiscos Santarém»

Caracoletas guisadas, molhinhos de cebolada e morcela assada são alguns dos petiscos que o restaurante alcanedense Sabores da Serra pretende exibir durante a iniciativa “Vinhos & Petiscos Santarém”. O evento gastronómico decorre de 16 a 25 de maio em 21 restaurantes do concelho, com a chancela da prestigiada Confraria da Gastronomia do Ribatejo.

Além destes pitéus a aposta vai também para os mariscos, que segundo o proprietário do restaurante, Mário Vieira “já são uma referência desde os percebes, o berbigão, a amêijoa e em especial o Camarão à Sabores da Serra, (frito e flamejado)”.
 

Valorizar os Petiscos do concelho de Santarém, “sobretudo aqueles que têm estado um pouco mais longe das mesas da restauração concelhia”, gerar novos espaços de convívio à mesa, e “dinamizar os restaurantes”, são alguns dos objetivos preconizados pela CGR, a par da dinamização dos produtos e produtores da região, na procura de novo valor económico.
 

O proprietário do restaurante Sabores da Serra, Mário Vieira admite alguma expetativa e considera que este tipo de ideias” potenciam novos clientes e mais procura pelos petiscos”, uma prática que se foi perdendo nos últimos anos devido à situação de crise que o país atravessa.
 

A Confraria da Gastronomia do Ribatejo também é da opinião que se trata de uma oportunidade para o público provar algumas iguarias e vinhos da região, saboreando ” diversos pitéus com um grupo de amigos”, através de circuitos entre os restaurantes, “mesmo depois da saída dos empregos”. Entende a CGR que deste modo as casas comerciais tem a possibilidade de “diversificar a sua oferta de petiscos em doses individuais” para promover uma “maior sociabilidade e o espírito petisqueiro dos escalabitanos”.
 

Aderiram a esta causa 21 restaurantes do concelho, sendo 6 deles exteriores ao centro da cidade (Alcanede, Alcanhões, Pernes, Póvoa de Santarém, Ribeira de Santarém, e Várzea), que apresentarão os petiscos sob várias formas, “como entradas de uma refeição, como prato principal ou como fomentador de novas horas de convívio e degustação de sabores” que não existem todos os dias nas casas dos residentes do concelho, admite a Confraria da Gastronomia do Ribatejo.
 

A descentralização é também a palavra-chave para Mário Vieira “é pena que este, e outro tipo de iniciativas estejam sempre, e só, ligadas à sede de concelho”. Segundo aquele responsável a importância em diversificar “ foi um dos pontos que mais debati na reunião da Confraria”O empresário ligado ao ramo da restauração há 8 anos em Alcanede diz que seria benéfica a presença dos vários parceiros, “espero que as entidades se façam representar num roteiro a todos os restaurantes aderentes, e não só nos da cidade de Santarém. É nossa intenção promover também nossa vila e a nossa freguesia”, disse.
 

A Confraria da Gastronomia do Ribatejo conta para este evento com as parcerias de Confraria Enófila de Nª. Sª. do Tejo, Turismo do Alentejo ERT, Câmara Municipal de Santarém, AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, 21 Restaurantes aderentes e Produtores do concelho.
 

Nesta maratona gastronómica participam os restaurantes, Sabores da Serra (Alcanede), Adega do Caneco (Santarém), A Grelha (Santarém), Adiafa (Santarém), Casa dos Torricados (Póvoa de Santarém), Cantinho do Avô (Alcanhões), El Rocio (Santarém), Condenço (Ribeira de Santarém), Jomar (Santarém), Fer Pau (Santarém), O Mário (Pernes), O chefe (Santarém), Pigalle (Santarém), O Salsa (Portela das Padeiras), Taberna Castelo (Santarém), Taberna do Quinzena (Santarém), Taberna O Balcão (Santarém), Téja (Santarém), Taberna Rentini (Santarém), Varanda do Parque (Santarém), Tascá (Santarém).

 

Artigos Relacionados

Eleições no Rancho Folclórico de Viegas

Paulo Coelho

Medalha de Ouro para Alexandre Montez na Taça da Europa de Banyoles – Espanha

Portal Alcanede

Marlene Ribeiro vence Miss Minisaia 2009

Paulo Coelho