22 C
Alcanede
Sábado ,8 Maio, 2021
Artigos de Opinião

Reflexão

Ouvimos diáriamente e em qualquer sitio comentários de como a nossa justiça funciona mal, o nosso sistema de saúde, as nossas estradas etc… etc… e as culpas sempre dirigidas aos nossos governantes, que culpamos por não terem responsabilidade. Este é o ponto que eu pretendo para fazer uma reflexão. Será que todos nós assumimos as nossas responsabilidades de cidadãos responsáveis pelo bom funcionamento quer das instituições, quer até mesmo pelo meio ambiente que nos rodeia?

Alguns exemplos:

– Quando vamos ao nosso Centro de Saúde e como é fácil constatar, não funciona bem, será que já assumimos a nossa responsabilidade e, em vez de estarmos sempre a atacar verbalmente as funcionárias, pedir o livro de reclamações e aí fazer a nossa crítica construtiva para assim fazer chegar a alguém com poder para mudar alguma coisa?

– Outra situação que nos deparamos todos os dias, quando passeamos nas zonas florestais da nossa freguesia, é o depósito de lixos domésticos, brinquedos e até electrodomésticos velhos, levados por pessoas sem o mínimo de responsabilidade, que tenho a certeza terão mais perto de sua casa um contentor do lixo, do que a distância que percorrem para depositar esses lixos nessas zonas florestais. É nossa responsabilidade alertarmos as autoridades para estas situações, porque está em causa o nosso meio ambiente e a nossa saúde. Quantos de nós já o fizemos?

– Agora falo nas diversas associações que temos na nossa freguesia, são as associações recreativas, culturais e desportivas, são as bandas filarmónicas, e claro aquela que a mim me diz mais respeito, que é a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede. Assistimos a um afastamento das pessoas e a uma falta de assumirem a responsabilidade que é a de ser sócio de uma associação, participar nas Assembleias Gerais e nos actos eleitorais e participarem activamente apresentando listas nas eleições para assim poderem contribuir para mudar o rumo quando achamos que não estão no caminho mais correcto. Ao contrário disto, assistimos todos os dias, a todo o tipo de críticas aos poucos que ainda vão tendo coragem de ir com muito carolice guiando os destinos das diversas associações, mas na hora das eleições esses críticos que são muitos, em vez de assumirem a sua responsabilidade e darem a cara, não, escondem-se esperando por uma próxima para criticar novamente, porque isso é mais cómodo…

Termino com um apelo á população da freguesia de Alcanede, faço este apelo como sócio e como Bombeiro que sou, dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, penso que se estará a aproximar um acto eleitoral, apelo a todos os que gostam dos bombeiros para andarem atentos e participarem nas próximas Assembleias Gerais, sendo que a nossa freguesia tem tantas pessoas com valor e com dinamismo, apelo a uma mobilização dos sócios para o verdadeiro dinamismo que esta associação está a necessitar, dando um contributo e elaborando uma lista forte com pessoas empenhadas, e que respeitem os Bombeiros, e certamente terão um corpo de Bombeiros empenhados em colaborar com uma nova direcção.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 712 vezes

Artigos Relacionados

Hipotecar o futuro…

Portal Alcanede

Uma camisa-de-onze-varas

Portal Alcanede

Parabéns rapazes e raparigas da nossa terra

Carlos Coelho