21.6 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Qual o verdadeiro sentido do meu Natal!!!

Todos nós temos o hábito de celebrar o dia do nosso aniversário. Fazemos festa, ainda que pequenina, celebrando o Dom da Vida. Juntamo-nos com a família, com os amigos, eventualmente com alguns amigos dos amigos e… tentamos não nos esquecer de nada, ou seja, preparamos tudo até ao mais ínfimo pormenor: é o espaço, a música, os beberetes, o bolo, tanta coisa… que até pensamos no que gostaríamos de receber de presente!

Pois é, a história que eu vou contar, talvez se tenha passado aqui mesmo ao lado, se calhar até foi em nossa casa!

Com o Natal a aproximar-se a passos largos, fomos, cada um de nós, fazendo os nossos preparativos. Fomos à arca empoeirada que guardamos no sótão buscar os enfeites de Natal: a árvore, as luzes, o presépio, a música, os cartões de Boas-Festas… todos nós embelezámos as nossas casas, as nossas ruas, tornando o ambiente o mais acolhedor possível. E não deixámos nada ao acaso…tentámos não nos esquecer de coisa alguma. Até comprámos os mais lindos presentes para o avô, para a avó, os tios e tias, irmãos… enfim, para toda a família, para os amigos… ninguém ficou esquecido!
E o essencial…

Em que lugar colocámos o aniversariante…em algum lugar de destaque? Em que lugar ficou esquecido Jesus, o menino do presépio de Belém?

Maria estava radiante com todos os preparativos! Lá do seu canto, no silêncio, observava as cores, as luzes, a música…o modo como transformámos as nossas ruas e a correria em que andávamos para comprar os presentes mais bonitos… decerto que estava muito feliz! Posso imaginar o que ela pensaria “Que coisas lindíssimas, para o meu menino!”

Por certo, terá uma grande desilusão quando perceber que… nada lhe pertence!!!

Talvez, todos nós nos tenhamos esquecido de convidar o aniversariante, deixando-O afastado duma festa que é a Sua.
E Maria…

Maria ao contar-nos a vida de Jesus, dir-nos-à que Ele, veio montar a sua tenda no meio dos Homens… Jesus passa a fazer parte da nossa família, passa a ser o Deus Connosco. Só assim se consegue compreender o Natal: como a manifestação do Amor de Deus, que dá aos Homens todos sem excepção, a sua maior riqueza, o seu Filho?

O Natal de há dois mil anos foi assim…e hoje? Como foi o teu Natal? Como foi o meu Natal?

O Natal renova-se sempre e quando o Homem quer! Quando tu queres… deixas… e fazes… Quando tu permites que ACONTEÇA NATAL, em ti, em tua casa, no teu grupo, na tua escola, na tua paróquia…O Natal é, acima de tudo Partilha! Partilhar o pouco que temos com aqueles que nada têm. É viver cada dia agradecidos pelo que temos e por podermos lutar por conseguir mais alguma coisa que ainda não temos! É deixar que Jesus viva em nós, que nos transforme e que deixemos este lugar um pouco melhor do que o encontrámos!!! É deixar que Jesus viva em cada um daqueles que todos os dias se cruzam connosco…como alguém que é nosso irmão, que é nosso amigo.

É Dando… Partilhando… Amando… isso é Natal!!!

Parafraseando António Aleixo: O mundo só pode ser, melhor do que até aqui… Quando consigas fazer, mais pelos outros do que por ti.

(Comissão Política Concelhia de Santarém do CDS/PP)

Artigos Relacionados

Reabertura do Portal Alcanede

Portal Alcanede

O que acham da nossa Banda?

Portal Alcanede

A vida é pródiga até nas partidas de mau gosto

Carlos Coelho