9.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Política

PSD, PS, Bloco de Esquerda e Movimento “+ Democracia” estão na corrida pela Câmara de Santarém

A formalização da candidatura do Movimento “+ Democracia” é, para já, a mais recente novidade no que respeita às eleições autárquicas 2013 na disputa pela presidência à Câmara Municipal de Santarém. O empresário Francisco Mendes é o rosto da candidatura apresentada na segunda-feira, 18 de fevereiro, depois de já conhecidos os nomes dos candidatos do PSD, PS e Bloco de Esquerda.
A oito meses da realização do ato eleitoral, faltam ainda conhecer os cabeças de lista de outras forças politicas, nomeadamente CDS-PP e PCP-PEV. Em relação a Alcanede, não foram ainda divulgados os nomes dos candidatos à presidência da Junta de Freguesia.

Candidaturas já apresentadas por ordem cronológica:

Ricardo Gonçalves – Partido Social Democrata

Para as eleições autárquicas 2013/Santarém, o PSD foi o primeiro partido a divulgar o seu candidato. Foi ainda em outubro de 2012, que a comissão política da secção do PSD de Santarém referiu que Ricardo Gonçalves, “é o homem certo, na altura certa e no local certo”, lembrando que o militante “é alguém que conhece e é reconhecido no concelho de Santarém, nas freguesias, nas instituições e, acima de tudo, pelas pessoas da nossa cidade”.

Ricardo Gonçalves, 37 anos, é licenciado em Economia, além de possuir uma Pós-graduação em Direito das Autarquias Locais. Já foi presidente da Junta de Freguesia da Azoia de Baixo e, desde 2006 que era vereador na Câmara Municipal de Santarém, onde assumiu pelouros como o das Obras Municipais e o Apoio às Freguesias. Em 2009 passou a ser Vice-presidente da autarquia, sendo atualmente o Presidente da Câmara, após a renúncia de Francisco Moita Flores.

Idália Serrão – Partido Socialista

Em novembro de 2012, Idália Serrão, foi oficialmente apresentada pela Comissão Politica Concelhia do PS como candidata às eleições autárquicas em Santarém. Nas primeiras declarações públicas, a cabeça de lista do Partido Socialista, falou do que a motivou a aceitar o convite, “a forte convicção” nos “valores humanistas, da igualdade, da fraternidade”, salientando que, “entro nesta luta com convicção, elevação e com muita alegria também. Alegria para voltar de novo a trazer para Santarém a afirmação da sua identidade, mas também responsabilidade, que é algo que tem faltado nestes anos”.

Idália Serrão, 48 anos, é deputada na Assembleia da República e membro da Assembleia Municipal de Santarém. Foi presidente da Junta de Freguesia de Almoster, Vereadora na Câmara Municipal de Santarém e Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação entre 2005 e 2011.

Bruno Góis – Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou o nome de Bruno Góis, como candidato à presidência da Câmara Municipal de Santarém, no dia 15 de fevereiro de 2013. A apresentação teve lugar na Junta de Freguesia da Ribeira de Santarém, um local escolhido de forma simbólica, “por ser sede de uma freguesia que, contra a vontade popular e recusando sempre as propostas de referendo e debate público, o PSD e o PS de Santarém decidiram riscar dos seus mapas”. O candidato afirmou também que, “o BE pretende fazer uma aliança social com cidadãos e grupos de independentes para construir um programa alternativo para Santarém”.

Bruno Góis, 27 anos, é natural de Santarém, licenciado e mestre em Relações Internacionais pelo ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente ocupa o lugar de deputado da Assembleia Municipal de Santarém e de membro do Secretariado Distrital do Bloco de Esquerda/Santarém. Aderiu ao Bloco aos 19 anos, tornou-se dirigente distrital aos 22 e aos 23 anos foi o segundo candidato a Deputado à Assembleia da República pelo círculo de Santarém, em 2009.

Francisco Mendes – Movimento “+ Democracia”

Francisco Mendes anunciou na segunda-feira, 18 de fevereiro, que será o cabeça de lista do Movimento Independente “+ Democracia”. Em comunicado, o candidato à Câmara de Santarém, destaca que “esta é a primeira vez que acontece uma candidatura desta natureza em Santarém”, afirmando acreditar que o Movimento “poderá ter uma presença determinante nos órgãos autárquicos e ser uma lufada de ar fresco no concelho”. O comunicado adianta ainda, que o “+ Democracia” conta apresentar “listas à Assembleia Municipal e a varias freguesias”, no entanto sem referir quais. Garante também, “um programa realista, exequível e sem promessas vãs”.

Francisco Mendes, 50 anos, é formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e é atualmente empresário no ramo imobiliário. Natural de Almada, reside em Santarém desde 1999, onde trabalha desde 1993. Em novembro de 2012 assumiu, como presidente, a coordenação nacional do Movimento “+ Democracia”.

Autárquicas 2013 – Santarém

Artigos Relacionados

Autárquicas 2013 – Entrevista a Luís F. Vieira candidato do CDS PP à JF Alcanede

Paulo Coelho

Autárquicas 2017 – Candidato socialista à CMS defendeu na apresentação de Nuno Carreira a construção de uma via rápida entre Aldeia da Ribeira e Tremês

Carlos Coelho

Eleições Europeias – 2757 Alcanedenses abstiveram-se nas eleições

Carlos Coelho