18.5 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Região

Projeto de preservação e divulgação das salinas de Rio Maior recebe prémio

Magui

O município de Rio Maior recebe no domingo, 22 de Abril de 2012, o Prémio Geoconservação 2012, atribuído pela associação ProGEO ao projeto de preservação e divulgação das salinas e do vale onde estas se situam.

Carlos Pereira, arqueólogo na autarquia e responsável pelo projeto, disse à agência Lusa que, além de ter classificado a área como Imóvel de Interesse Público, o município tem vindo a desenvolver o projeto de valorização e divulgação que foi agora reconhecido.

As salinas de Rio Maior integram um projeto transnacional com parceiros de Portugal (Aveiro), Espanha, França e Inglaterra – a Rota do Sal Tradicional do Atlântico -, com a particularidade de serem as únicas salinas de interior que se mantêm em atividade “há séculos”, frisou.
 

A autarquia criou um circuito de visitas com painéis interpretativos e disponibiliza atividades para crianças e jovens e visitas guiadas, diferenciadas consoante o interesse e a formação dos grupos, disse.

As restrições financeiras impostas a Portugal obrigaram a uma adaptação do projeto, que mesmo assim prevê a extensão do núcleo interpretativo a outros fenómenos geológicos do vale onde se inserem as salinas e que mostram “uma série de realidades muito interessantes”, acrescentou.
 

O projeto que venceu o Prémio Geoconservação 2012, ‘O Vale Diapírico da Fonte da Bica / Ecomuseu Salinas de Rio Maior – Um Património Geológico, Natural, Histórico e Cultural a Conhecer e Preservar’, refere a “exclusividade da tipologia da exploração do recurso geológico (sal-gema) no território nacional”.

Por outro lado, destaca o investimento que a autarquia tem vindo a efetuar “como forma de promover o conhecimento e sensibilizar para a importância da sua preservação”.
 

O Prémio Geoconservação, atribuído pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico), visa premiar as autarquias que se distingam na implementação de estratégias de conservação e valorização do Património Geológico do seu concelho.

Carlos Pereira realçou a importância deste prémio numa área que não tem o mesmo reconhecimento, nomeadamente ao nível de legislação de proteção, que o património cultural, e frisou o seu contributo para a divulgação do riquíssimo património geológico do país.
 

Desde 2004 que a ProGEO distingue “os melhores exemplos de conservação do património geológico promovidos por autarquias”, visando “estimular uma reflexão crítica sobre a necessidade de conservar” este património e incentivar os municípios a “adotar estratégias e procedimentos” nesse sentido.

Fonte: Lusa

Artigos Relacionados

Covid-19: Concelho de Santarém reentra em situação de risco elevado

Portal Alcanede

Covid-19: Concelho de Santarém mantém os 106 casos confirmados desde 30 de Abril

Portal Alcanede

Covid-19: Casos sobem para 64 no concelho de Santarém e 281 no distrito

Portal Alcanede