10.2 C
Alcanede
Segunda-feira ,12 Abril, 2021
Educação

Projeto Comenius trouxe a Alcanede professores e alunos estrangeiros

No âmbito do Projeto Comenius, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Escola EB 2,3 de Alcanede, recebeu entre os dias 14 e 19 de Outubro de 2013, a mobilidade “Os jovens europeus e a evolução do mundo do trabalho”. Este projeto multilateral, de caráter europeu, contou com a participação de professores e alunos de sete países: Portugal, Alemanha, França, Grécia, Itália, Polónia e Roménia.

Iniciado no ano letivo 2012/2013, e na qual já foram realizadas mobilidades a França (em Outubro de 2012), Alemanha (Dezembro de 2012) e Roménia (em Março deste ano), além da mobilidade agora realizada em Portugal, o projeto contempla futuras deslocações à Polónia (em Dezembro de 2013), Itália (em Abril do próximo ano) e Grécia (em Julho de 2014).

Em cada mobilidade, e por norma, viajam quatro a cinco alunos de cada país, acompanhados por dois a três professores. Em Portugal foram recebidos treze professores e vinte e nove alunos estrangeiros. Aquando das mobilidades, os alunos estrangeiros ficam a “habitar” com as famílias de alunos do país anfitrião contactando, assim, diretamente, com aspetos culturais, sociais e económicos dos diferentes países.

O país anfitrião é responsável pela elaboração e organização do programa de atividades que deve estar inserido na temática do projeto. Ao longo dos cinco dias, realizaram-se visitas de estudo e sessões de trabalho, para alunos e professores, com o objetivo de dar a conhecer a região, o país e divulgar/promover temáticas relevantes ao projeto.

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Escola EB 2,3 de Alcanede organizou o seu programa, que consistiu na receção dos participantes estrangeiros e acolhimento dos alunos em casa das famílias portuguesas (no dia 14 de Outubro), uma visita à escola, sessão de trabalho para professores, atividades desportivas para alunos e visitas às empresas JJ Louro e Grupo Frazão, no dia seguinte. O dia 16 de Outubro foi preenchido com uma visita a Lisboa.

Na quinta-feira, 17 de Outubro, o destaque foi para a realização do Sarau Comenius, que juntou nas instalações da Associação Recreativa e Cultural de Alcanede (ARCA), alunos, professores, famílias envolvidas no projeto e outros membros da comunidade educativa num grande ambiente de convívio.

A presença de professores e alunos oriundos dos vários pontos da Europa incluiu ainda as visitas ao Santuário de Fátima, Pia do Urso e à praia da Nazaré, no dia 18 de outubro.

Segundo uma nota informativa enviada ao Portal de Alcanede, deste encontro, “faz-se um balanço muito positivo e enriquecedor”, sendo possível afirmar “que foram cinco dias de muito convívio, partilha e aprendizagem, valorizando-se culturas”, aprendendo-se que,”por vezes, é nas diferenças que se encontra o motor da descoberta que leva à construção do saber e ao desenvolvimento e valorização humana”, segundo refere o professor António Mendes, elemento da equipa Comenius.

Este projeto, “em boa hora abraçado pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, e estrutural para a ampla formação cívica, social e cultural dos alunos/jovens do presente e homens do amanhã”, numa perspetiva de “compreensão holística de multiculturalidade civilizacional”, permite o reforço de “competências no espaço global e de mobilidade e afirmação da dimensão individual e coletiva da Humanidade”.

Cientes da relevância deste tipo de iniciativas, “na construção de uma escola de qualidade e da sua projeção e afirmação na comunidade”, a equipa envolvida agradece, em nome do Agrupamento de Escolas e dos responsáveis pelo Projeto Comenius, “a todos os envolvidos na concretização da mobilidade, com especial relevância para as famílias, entidades/empresas, professores, funcionários e outros elementos da comunidade educativa que, com a sua disponibilidade e empenho, mostraram saber receber e ajudaram no sucesso da atividade”, lê-se na nota informativa.

Colaboração: Equipa do Projeto Comenius

Ver Fotos

Artigos Relacionados

Alcanede – EPVT marcou presença na Feira das Profissões

Portal Alcanede

Educação Ambiental para a sustentabilidade premia Centro Escolar e Escola EB 2/3 de Alcanede

Carlos Coelho

Educação parental passa por Alcanede

Portal Alcanede