17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Posto da GNR em Alcanede foi criado há 18 anos e ainda não saiu do papel

A instalação de um posto da GNR em Alcanede foi tema da agenda da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, que visitou no passado dia 1 de fevereiro, o espaço do antigo posto de saúde que poderá vir a receber a nova casa da Guarda Nacional Republicana.

A representante do governo foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, no Salão Nobre dos Paços do Concelho onde o tema foi discutido ao abrigo da Portaria 1450/2008, de 16 de dezembro.

Na sequência da reunião, Isabel Oneto visitou também o Comando Distrital da PSP, Comando Territorial da GNR e Destacamento / Posto Territorial da GNR de Santarém.

Recorde-se que no dia 16 de Março de 2000, foi publicado em Diário da República o Despacho 5983/2000 que criava o Posto Territorial da GNR de Alcanede, ficando com a responsabilidade da área das Freguesias de Alcanede, Abrã, Amiais de Baixo, Tremez e Gançaria.

Passados 8 anos, no dia 16 de Dezembro de 2008, foi publicada a Portaria 1450/2008 que para além de estabelecer a organização interna das unidades territoriais, especializadas, de representação e de intervenção e reserva da GNR, também estabelecia a criação e extinção de algumas estruturas das unidades territoriais.

A entrada em vigor aconteceu no dia 01 de Janeiro de 2009, e embora o Posto Territorial de Alcanede estivesse formalmente criado desde 2000 e promulgado com esta portaria, o facto é que 17 anos após a sua criação, este Posto nunca chegou a Alcanede.

Ao Portal de Alcanede, a presidente da Junta de Freguesia, Cristina Neves, admitiu que a matéria em causa tem estado sempre presente na agenda política do executivo da JFA, “repetidamente relembrada em sedes várias e sobejamente defendida em Conselho Municipal de Segurança onde a avaliação sumária das estatísticas e ocorrências continuam a dar sinais da grande necessidade da instalação da GNR na zona norte do concelho. Por isso mesmo, esta é uma matéria pela qual o Executivo da JFA irá continuar a debater-se”, disse.

Artigos Relacionados

“Pandemia”: Que 2022 seja o principio do final da farsa! Opinião de Paulo Coelho

Portal Alcanede

CSR Valverde recupera tradições à volta da matança do porco

Portal Alcanede

Espaço Trocas – Converter arroz por açucar e brinquedos por roupa já é possível em Alcanede

Carlos Coelho