10.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,2 Dezembro, 2021
Artigos de Opinião

Portal de Alcanede há 4 anos ao Serviço da Comunidade

Nunca me conformei com o esquecimento a que a nossa freguesia esteve votada durante anos. Antes de 2009, sempre que fazia uma pesquisa na internet com a palavra “Alcanede” a devolução de resultados era assustadora! A pouca informação existente não dava, nem de perto nem de longe, a real dimensão desta importante região do Norte do concelho. Tudo era muito disperso, inócuo e sem referências aos nossos lugares.
Demonstrar e comprovar que Alcanede, no seu todo, tem enormes potencialidades, que é bela por natureza, que tem um passado histórico de fazer corar muitas cidades e regiões do país e, sobretudo, que é habitada por pessoas capazes de “arregaçar as mangas” e fazerem coisas extraordinárias, que antes só eram conhecidas num círculo muito limitado, levou-nos a implementar o projeto.

Mais do que divulgar iniciativas e fazer notícias, sabíamos que o Portal poderia tentar contribuir para o desenvolvimento social, económico e cultural da região onde se insere. A sua participação ativa, como meio principal de divulgação do trabalho do Movimento Cívico pela Repavimentação da ER 361, foi a prova inequívoca da importância desta “ferramenta” colocada ao serviço dos cidadãos. Colóquios e debates sobre importantes assuntos que dizem diretamente respeito à população têm vindo a ser desenvolvidos e continuarão a ser, sempre que possível.

Tínhamos imensas dúvidas de como seria a aceitação do público. Poucos dias depois do nascimento do Portal de Alcanede, logo se apressaram alguns “videntes” a darem-nos uma semana de vida! Outros, mais otimistas, ainda arriscaram que conseguiríamos (no máximo) um mês de publicação online! Afinal, já passaram 4 anos, com uma paragem de quatro meses (no final de 2011 e início de 2012) por questões profissionais.

Mais do que um órgão de comunicação social local, temos desígnio regional, devidamente atestado pela Entidade Reguladora da Comunicação Social e isso deixa-nos orgulhosos. Cerca de 1150 pessoas/dia visitam, em média, o Portal de Alcanede. Temos vindo, semana após semana, a reforçar também o número de visitantes residentes no estrangeiro, nomeadamente em França, EUA, Angola, Moçambique, Suíça, Reino Unido, Brasil, Espanha, entre outros. Sinais muito positivos de que o caminho que traçámos inicialmente estava correto.

A nossa “redação” é composta por mim e pelo meu irmão. Uma realidade que torna impossível, por enquanto, fazer muito melhor. Mesmo assim, temos tentado marcar presença em todo o lado, desde festas e romarias, a eventos culturais e desportivos, bem como em outras atividades, que são imensas na freguesia.

Apesar disso, ainda verifico que algumas coletividades ou comissões de festas (poucas) se esquecem, tenho a certeza que é apenas por esquecimento, de inserirem o nosso logotipo nos cartazes das iniciativas que organizam! Seria, do meu ponto de vista, o mínimo esperado para quem fez e faz, desde sempre, um trabalho de divulgação que em muitos casos inclui: Notícia, entrevista, fotografia e vídeo, sem pedir um cêntimo em troca!

Em dia de aniversário, gostaria de agradecer aos leitores (razão da nossa existência) e a todos os que nos têm apoiado nesta caminhada em prol do Serviço à Comunidade da freguesia de Alcanede. O Portal é de todos vós.

Sendo esta uma data simbólica, permitam-me que deixe publicamente um agradecimento muito especial e um enorme abraço de saudades ao nosso “irmão” e colaborador Paulo Mendo, defensor acérrimo do Portal da terra de que tanto gosta. O Paulinho é a peça chave da imagem visual do Portal de Alcanede, desde abril de 2012. A recuperar de um problema de saúde, o Paulo Mendo estará, em breve, de volta ao nosso convívio com a energia e entusiasmo com que sempre nos brindou. Até já Paulo.

Podem continuar a contar connosco.

Paulo Coelho

Artigos Relacionados

Estradas de Portugal Arrancam e Destroem Todos os Cartazes Alusivos à Repavimentação da EN 361 entre Alcanede e Alcanena

Paulo Coelho

Daqui deste lado (2)

Portal Alcanede

Férias

Portal Alcanede