12.7 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Obra de requalificação assinala 10 anos da constituição da Assembleia de Compartes do Baldio de Vale da Trave

A passagem do 10º aniversário da constituição da Assembleia de Compartes do Baldio de Vale da Trave foi assinalada, no passado dia 6 de novembro, com a inauguração da obra de requalificação do espaço envolvente ao barreiro do rochio de Casal D` Além em Vale da Trave, freguesia de Alcanede.

Há uma década que a defesa do património cultural foi assumida pela direção do baldio que “construiu” a imagem territorial de Vale da Trave como “Terra das Ervanárias”.

Tendo em conta a missão de valorização dos recursos endógenos, foram requalificadas “3 covas de bagaço que vão ficar para a posteridade, uma vez que é um património que tem vindo a extinguir-se, por falta de uso”, referiu durante a cerimónia, Luís Ferreira.

“Este é um espaço de lazer, uma obra para a comunidade e para todos que quiserem usufruir de tranquilidade” disse ao Portal de Alcanede, Clarisse Louro, presidente do Conselho Diretivo do Baldio de Vale da Trave.

“Os paredeiros de profissão fizeram este trabalho com muito gosto e carinho pessoal”, reconheceu o presidente da mesa da Assembleia Geral.

As obras que decorreram durante o último ano, foram suportadas pelo baldio e contaram com donativos e a boa vontade e participação de vários compartes que cederam oliveiras, pedras de antigos lagares, e um cilindro das eiras, materiais expostos no local.

O agradecimento público foi feito através da entrega simbólica de um certificado de reconhecimento, pelo envolvimento demonstrado durante o período em que ocorreram as intervenções no terreno.

Os certificados foram entregues aos familiares de António Francisco Louro e José Louro Azinheira (Zé padeiro), António Pereira dos Santos, Elísio Ribeiro, José Paulo Alves, Manuel Ferraria Gabriel, Maria Natércia Constantino, Paulo Agostinho e Virgílio de Jesus.

Uma missa campal presidida pelos párocos, António Vicente e António Pereira, antecedeu a cerimónia de inauguração com o descerramento de uma lápide por dois representantes da população, seguido de um lanche.

Marcaram presença no evento, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, a presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Cristina Neves e vários elementos do executivo, o presidente do Conselho diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, Virgílio Vitório e outras entidades convidadas.

VER FOTOS

Artigos Relacionados

Criatividade saiu à rua nas fogaças da festa de Alcanede

Carlos Coelho

Comissão de Festas de São Pedro em Valverde, aposta “forte” na componente musical

Carlos Coelho

Música dos anos 80 anima esta noite a ARCA

Carlos Coelho