5.7 C
Alcanede
Quarta-feira ,19 Janeiro, 2022
Artigos de Opinião

O que Fazer para Melhorar o Ambiente

Existe uma expressão que responde à pergunta: “Pensar globalmente, agir localmente”. Esta expressão simples carrega contudo um peso que nos responsabiliza a todos pelo estado do ambiente de uma forma geral e local, sem deixar ninguém de fora. É comum abordarmos as questões ambientais de forma positiva enquanto discurso, é giro e está na moda, por isso, fica sempre bem dizer que nos preocupamos com o Ambiente.

Na grande maioria das situações é assim que vimos e tratamos do Ambiente (só com a preocupação e muito pouca acção). Quando o “Ambiente” nos bate à porta quase sempre reagimos mal: nas situações restritivas ou coercivas escudamo-nos bradando aos céus com isto e aquilo, e que o ambiente é tudo uma invenção para impedir o desenvolvimento das terras e acabar com as empresas e os empregos! … Nas situações de perda (de bens materiais e imateriais), seja pelas consequências da poluição, do mau ordenamento e gestão do território ou outra, reagimos igualmente mal mas, em sentido inverso, isto é, acusamos exactamente os mesmos de nada fazerem e que antes procuravam implementar medidas no sentido de evitar/prevenir as situações em causa. Quem trabalha na administração na área do Ambiente está, por isso, sempre na situação de ser preso por ter e não ter cão.

A visão do Ambiente para o nosso industrial é igualmente surpreendente, embora já existam sinais de mudança, é do tipo: “se a minha empresa gera riqueza então o lucro é meu; se a minha empresa causa poluição então estamos na presença de um problema ambiental que é todos, por isso, temos de todos contribuir para o resolver!” Como dizem: “É o preço do progresso!”

Ora, agindo assim ao nível local nada estamos a fazer pelo problema do ambiente ao nível global. Estamos a adiar o que é inadiável o que conduz ao agravamento das situações existentes e ao aparecimento de outras, que inevitavelmente irão conduzir a rupturas e a posições extremadas perfeitamente desnecessárias. E, assim… ficaremos todos a perder.

(Texto Extraido do Fórum Ambiente em discussão neste Portal)

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 175 vezes

Artigos Relacionados

Identificação, Sim ou Não?

Portal Alcanede

Mensagem de Natal Bispo de Santarém

Portal Alcanede

Educação, Instrução, Cultura

Portal Alcanede