8.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Cultura

Noite de fados em Aldeia da Ribeira juntou cerca de 200 pessoas

A noite de fados organizada pelo Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira (CCRAR) reuniu no passado fim-de-semana cerca de 200 pessoas.
O grande objetivo da realização deste evento consistiu na angariação de fundos para a construção da futura casa mortuária de Aldeia da Ribeira, cuja obra deverá arrancar no dia 16 de Junho de 2011 e que tem um prazo de execução de 320 dias, sendo orçada em cerca de quarenta e cinco mil euros.

Uma obra que se junta a outras já concretizadas, como são os casos do coreto, quermesse, casas de banho e a compra do terreno. Investimentos que todos contabilizados, segundo Jorge Rodrigues “são superiores a cem mil euros e que estão totalmente pagos” com a realização “das varias atividades que fazemos, com a contribuição da população, da junta de freguesia de Alcanede, não tanto da câmara, mas também percebemos a dificuldade financeira, mas nesse aspeto a junta tem apoiado muito as nossas iniciativas”.

Noite de Fados

Para o presidente da direção do CCRAR, a realização da noite de fados foi “uma aposta totalmente ganha”. Jorge Rodrigues disse que “esta iniciativa vem na sequência da vontade que temos em fazer, pelo menos duas vezes por mês, uma atividade”. Um objetivo que envolve sempre algum risco “já que temos de fazer o investimento primeiro, mas o apoio das pessoas da terra e de fora, da família e dos amigos reflete-se porque percebem e dão valor ao nosso trabalho”.

O Portal de Alcanede não deixou de reparar na atitude louvável de varias pessoas oriundas de outros lugares da freguesia, que vieram ajudar a equipa de Aldeia da Ribeira, por exemplo a servir à mesa. Questionado sobre o assunto, Jorge Rodrigues disse que “amor com amor se paga” e explicou dando o exemplo “nós também gostamos de contribuir sempre que possível com as atividades que acontecem fora de Aldeia da Ribeira. Participámos no passeio pedestre do Prado e hoje temos aqui pessoas de lá, fomos ao passeio de motorizadas do Vale do Carro e hoje eles aqui estão, etc., não vivemos isolados, somos uma comunidade”.

A ementa que fez parte do serão foi composta por canja, creme de marisco, bacalhau à casa, sobremesas, café da avó e filhoses, antecedeu um serão tipicamente fadista que contou com a participação dos fadistas Joana e Ana Cota, Rui Saloio, Pedro Frade, João Nogueira, Carlos Valério, Fernando Pelarigo e Fernando Bento, que contaram com Paulo Leitão, na guitarra portuguesa e Mário Maduro, na viola.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 512 vezes

Artigos Relacionados

Finalistas da academia de música de Alcanede prestam homenagem a Santa Cecília

Carlos Coelho

Video – Banda do Xartinho apresentou o primeiro trabalho discográfico

Carlos Coelho

117 anos da Banda de Alcanede “espirito da filarmonia está bem vivo”

Carlos Coelho