19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Cultura

Músicos da Banda de Alcanede regressaram de Amarante com vontade de repetir experiência

Foto: Daniel Frazão

A Banda Musical de Amarante organizou este ano o IV Estágio de Verão e Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão.Este evento contou com a participação especial do Maestro convidado, o espanhol Rafael Agulló Albors, reconhecido internacionalmente. Este estágio foi composto por dois momentos distintos: o Concerto de Música de Câmara, sob a direção artística do Prof. Manuel Fernando Marinho e dos respetivos Professores de Naipe e o Concerto Final da Orquestra, sob a alçada do Maestro Convidado.

O programa a trabalhar era “Uma História de Meninos” que, com obras da autoria de importantes autores da história da música, procurava refletir a ideia que o “contacto com os outros e com os docentes enriquece o dom musical que cada criança possui” e defender ainda que “o propósito da música de ensino é para apoiar o processo de educação, a fim de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo”.

A Sociedade Filarmónica Alcanedense (S.F.A.) fez-se representar ao mais alto nível, se bem que mais vagas houvesse e maior teria sido a representatividade da única banda do “Sul”, como se diz na gíria “bandística”.

Participaram neste IV Estágio os seguintes elementos: Daniel Frazão, José Castela e Tiago Cruz (Clarinete – Prof Hélder Gonçalves); Nelson Inácio (Saxofone – Prof Hugo Marinheiro); Bruno Simões (Trompete – Prof João Bentes); Pedro Frazão (Bombardino – Prof Jorge Fernandes); Sérgio Duarte (Trombone – Prof Júlio Sousa) e Francisco Neto (Percussão – Prof Isabel Silva). Alguns elementos da S.F.A. fizeram parte do lote de Solistas do Concerto Final da Orquestra, motivo que nos deve orgulhar e motivar para participações futuras.

A S.F.A. contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcanede através da cedência de uma carrinha para a deslocação dos 8 elementos, facto esse que não podia deixar de ser mencionado como essencial que foi. Estes nossos embaixadores levaram na sua bagagem o bom nome e prestígio de Alcanede e do “Sul”, e voltaram com muito trabalho, esforço, dedicação, camaradagem e acima de tudo amizade.

Texto: José Castela

Fotos: Daniel Frazão

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 432 vezes

Artigos Relacionados

Concerto de Ano Novo da SFA realiza-se no domingo

Carlos Coelho

Noite de fados traz música ao Prado

Carlos Coelho

Semana da Leitura e Feira do Livro envolveram comunidade extraescolar

Paulo Coelho