14.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Cultura

Músicos da banda de Alcanede participaram no 17º estágio da orquestra nacional de sopros dos templários

A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais – Tomar, dando corpo ao seu projecto para a área musical, decidiu promover o 1º estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, em Agosto de 1997, sendo seu maestro titular, o professor António Saiote. Pretendeu a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais com esta iniciativa criar um espaço de aperfeiçoamento qualificado, em termos de Orquestra, para jovens músicos de todo o país, deixando, simultaneamente para reflexão a ideia da Criação nesta região de uma formação profissional deste tipo. Tomar e a Região de Turismo dos Templários, pela sua tradição cultural no campo da Música, pela sua beleza natural e monumental, pode e deve assumir-se como uma alternativa válida aos grandes centros, na descentralização cultural do nosso país.

Nesta passada semana esteve a decorrer o 17º Estágio com Maestro convidado, Alberto Roque. É uma semana em que se trabalharam várias obras com o objectivo de se “crescer” musicalmente. O objectivo dos estágios de Orquestra não é preparar as obras para os concertos, mas sim durante uma semana absorver a maior informação sobre elas, sobre as suas interpretações, e coloca-las em prática cada vez que tocamos uma obra. Este ano foi muito enriquecedor porque o Maestro Alberto Roque é conceituadíssimo, e por isso, nada melhor do que ouvir as sábias palavras e explicações de quem sabe e tem provas dadas no mundo da música, a nível Nacional e Internacional.

Estiveram neste estágio quatro músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense: António Machado (Percussão), Daniel Frazão (Clarinete), Nelson Inácio (Saxofone-Alto) e Pedro Frazão (Bombardino). O estágio decorreu durante a semana de 23 a 29 de Agosto de 2010, terminando com três concertos, em Sardoal, Constância e Tomar.

albertoroquesfa1

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 655 vezes

Artigos Relacionados

S.F. Alcanedense representada com nove músicos no V Estágio de Verão

Paulo Coelho

A Herança – A arte urbana de Francisco Camilo enriquece ambiente do parque desportivo de Alcanede

Carlos Coelho

Memórias do Dr. Torres Paulo vão dar lugar a um livro da autoria de Célia de Figueiredo

Portal Alcanede