22 C
Alcanede
Domingo ,18 Agosto, 2019
Sociedade

Muito público, emoção e alegria marcaram inauguração da estátua de S. Pedro em Valverde

Centenas de pessoas fizeram questão de marcar presença na cerimónia solene de inauguração da estátua em honra de São Pedro, no dia 29 de junho, em Valverde. O ato decorreu durante os festejos em honra do padroeiro da localidade que começaram na passada sexta-feira e que terminam no dia 1 de julho de 2013, numa organização conjunta da Comissão de Festas de São Pedro e Centro Social e Recreativo de Valverde.
“É o concretizar de um sonho de muita gente”, desabafou ao Portal de Alcanede o responsável pela Comissão de Festas deste ano. Luciano Vitorino recordou que a obra agora concluída “foi prometida por um ex. presidente da Câmara de Santarém, que entretanto se afastou e não cumpriu o prometido”, numa alusão a Francisco Moita Flores. Apesar disso, “perante o cenário de crise que o país atravessa conseguimos concretizar o nosso objetivo”.

Um objetivo que começou em 2010, mas que acabou por ganhar maior consistência em julho do ano passado, “quando começámos a delinear o plano que nos levou à concretização da obra, com zero euros no bolso”, afirmou. O primeiro passo foi contactar empresários e entidades ligadas ao setor da pedra “que felizmente nos apoiaram e até já excedemos o valor que necessitávamos para financiar a estátua”, disse Luciano Vitorino.

Apesar das contrariedades, “nunca nos passou pela cabeça desistir” afirmou o dirigente, que salientou a união das pessoas, “quando damos as mãos e nos juntamos em torno de um objetivo comum conseguimos fazer coisas fantásticas”, realçou.

Além da estátua em honra de São Pedro, a zona envolvente à Capela de Valverde foi toda requalificada. Também para esse objetivo, os apoios foram sentidos de forma muito vincada, por exemplo, “estão neste espaço cerca de 60 metros cúbicos de calçada totalmente oferecida por empresas”, que se tivessem de ser pagos, rondariam cerca de quatro mil euros.

Luciano Vitorino não tem dúvidas que, “temos aqui hoje um autêntico monumento, um espaço que, na minha opinião, poderá funcionar como portefólio de qualquer empresa ligada ao Mundo da pedra”.

Na hora de entregar a bandeira ao novo responsável pela Comissão de Festas de São Pedro, Luciano Vitorino deixou aos colegas um desafio, “gostava que aproveitassem este espaço para eventos, aquilo que bem entenderem. Acho que seria uma pena este local ser aproveitado apenas três vezes por ano”, ressalvou.

A estátua, que custou 14 mil euros (+ iva), foi concebida por uma filha da terra. Alzira Antunes, artista que exporta obras para o mundo inteiro, confessou ao Portal de Alcanede a responsabilidade que sentiu, “é sem dúvida uma responsabilidade acrescida pelo facto de ser natural de Valverde e o objetivo foi o de tentar agradar todas as pessoas. Tento sempre nas minhas obras fazer o melhor que posso e sei, neste caso estou satisfeita com o resultado”, disse a artista.

Tratou-se de um trabalho em conjunto, “o mérito não é só meu, pertence à equipa espetacular que me rodeia”, que levou cerca de cinco meses a concretizar com o envolvimento de seis pessoas, desde a modelação ao trabalho na pedra.

Na cerimónia de inauguração da estátua de São Pedro, Paulo Virtudes foi o apresentador de serviço, tendo também usado da palavra o Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira e o Presidente da Câmara Municipal de Santarém. Ambos enalteceram a importância destas obras (estátua + requalificação do espaço envolvente à Capela), tendo Ricardo Gonçalves afirmado que, ao abrigo do PAEL (Programa de Apoio è Economia Local), a autarquia deverá desbloquear, a breve prazo, uma verba para apoio às obras realizadas, sem nunca falar da promessa, não cumprida, do seu antecessor.

A acompanhar a cerimónia, bem como a marcar presença durante todos os festejos, esteve a Sociedade Filarmónica Alcanedense, dirigida pelo Maestro Alberto Lages, que já não atuava em Valverde há cerca de 40 anos. Ainda no capítulo musical, destaque para as presenças da fadista Cristina Maria e Custódio Castelo (Guitarra Portuguesa).

Uma palavra, também, para o muito público presente que dignificou o ato solene de inauguração da estátua, benzida pelo pároco Tiago Pires.

Ver Fotos


Artigos Relacionados

Xartinho em festa de 9 a 13 de Junho de 2011

Paulo Coelho

Tribunal nega pedido de suspeito de pedofilia para ficar em casa com pulseira electrónica

Paulo Coelho

Ponte de Viegas – Obra deverá iniciar-se em Abril e terá de estar concluída até 30 de Junho deste ano

Paulo Coelho