12.9 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Movimento “Mochila às Costas” recolhe cerca de tonelada e meia de alimentos

1476 Quilos de alimentos e 400 euros (donativos em dinheiro) são os números que refletem o trabalho da angariação de recolha de alimentos levada a cabo pelo Movimento “Mochila às Costas”. A iniciativa decorreu no sábado, 15 de dezembro e, apesar das péssimas condições meteorológicas, superou o montante registado em 2011.

Perante condições atmosféricas muito adversas, cerca de 40 pessoas percorreram de bicicleta os lugares da freguesia de Alcanede em busca de apoio para famílias mais carenciadas da nossa região, enquanto outras cerca de 50 davam apoio logístico às equipas que andavam no terreno e contribuíam para o sucesso da iniciativa.

O mau tempo que se fez sentir obrigou a organização a efetuar várias alterações ao inicialmente previsto, entre as quais, “o cancelamento da recolha na freguesia de Gançaria, com muita pena nossa” disse ao Portal de Alcanede um dos elementos do Movimento “Mochila às Costas”. Os momentos “forçados” de pausa “devido à chuva intensa que se fez sentir, alteraram por completo os nossos horários, sendo impossível chegar a todo o lado, além de que o número de participantes acabou por ficar aquém do esperado”, afirmou João Ferreira.

Apesar das adversidades, os que cumpriram o prometido realizaram um excelente trabalho em prol de uma causa, “conseguimos atingir o nosso objetivo número um, recolher mais alimentos do que no ano passado”, apesar de muitos inscritos “não terem comparecido, o que compreendemos devido ao estado do tempo”.

Os alimentos agora recolhidos vão ser distribuídos em cabazes “que estão previamente definidos, em consonância com a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, e que serão entregues aos que de facto mais necessitam”. Em relação à verba em dinheiro, os quatrocentos euros vão servir para adquirir “alimentos e fraldas para crianças, naturalmente também elas necessitadas”.

João Ferreira, através do Portal de Alcanede, aproveitou ainda para agradecer o apoio dos participantes, “sem eles era impossível alcançar estes números, sem eles nada disto seria possível, muito obrigado a todos os que acreditaram”.

O evento, que promete regressar em 2013, terminou com um jantar convívio realizado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcanede.

 Ver fotos em baixo (Galeria de Imagens)
 

Artigos Relacionados

Aldeia de Além em Festa de 13 a 17 de fevereiro

Carlos Coelho

Prado – 1º Festival de sopas

Carlos Coelho

Eduardo António, de Barreirinhas, não resistiu a acidente com trator agrícola

Carlos Coelho