15 C
Alcanede
Sábado ,20 Abril, 2024
Sociedade

Movimento “Mochila às Costas” identificou novos casos de carência

A pedalar e a pé as 8 equipas que este ano constituíram a 4ª edição do “Movimento Mochila às Costas”, trouxeram na bagagem 1924 kilos de bens alimentares, 129 kilos de roupa e 326 euros em dinheiro que “vão ser convertidos em alimento”, disse João Ferreira da organização.

 

“Houve alguma dificuldade este ano das pessoas nos abrirem as portas, mas sentimos que quem nos recebeu fê-lo de forma calorosa”.

O movimento solidário que aconteceu no passado dia 4 de junho, envolveu perto de centena e meia de voluntários, entre ciclistas e pessoas que ajudaram na triagem dos alimentos, carros de apoio e confeção de refeições.

movimento 2016 01O Portal de Alcanede apurou que a recolha deverá aproximar-se dos números do ano passado que ultrapassaram as 2 toneladas, tendo em conta que “até à próxima sexta feira várias coletividades e estabelecimentos comerciais das freguesias de Alcanede e Gançaria estarão recetivos às dádivas de quem não teve oportunidade de colaborar, por não estar em casa”, referiu ao portal de Alcanede, João Ferreira.

Os produtos recolhidos vão ficar à responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e do Centro Social Serra do Alecrim que em articulação irão fazer a atribuição dos cabazes às famílias mais carenciadas das duas freguesias.

“Identificámos novas situações de alguma carência que foram reportados”. Estes casos foram sinalizados através de um impresso anónimo distribuído aos participantes. O método em causa permitiu, à semelhança de edições anteriores, referenciar vários agregados familiares que passaram a obter ajuda regular.

“A maior parte dos casos são conhecidos e as novas situações serão analisadas para entregar os cabazes a quem realmente precisa”, disse Jorge Venceslau, presidente da direção do Centro Social Serra do Alecrim.

A inicitiva foi enaltecida pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede “tudo o que é feito em prol dos que mais necessitam é sempre um gesto nobre, foi agradável e bonito verificar mais uma vez a envolvência destas pessoas”, referiu Fernando Azinheira.

“É um banco alimentar que se consegue fazer na freguesia por conta deste evento solidário com evidente beneficio social”, reconheceu a presidente de junta de Alcanede, Cristina Neves. A autarca sublinhou também a dinâmica associativa que o movimento imprime, “consegue envolver pessoas de todas as idades e promove nos mais novos o sentido de solidariedade e de ajuda ao próximo”.

O “Movimento Mochila às Costas”, foi uma parceria da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, Centro Social Serra do Alecrim, Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, Grupo de Escuteiros de Gançaria, A.D.A.R Ofimoto e autarquias de Gançaria e Alcanede.

FOTOS EM BREVE

Artigos Relacionados

Colisão entre 2 veículos provoca atropelamento simultâneo

Carlos Coelho

Ambulância de socorro dos BVA cenário de parto

Carlos Coelho

João Santos despede-se do Ídolos da SIC

Paulo Coelho