17.4 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Sociedade

Movimento Cívico organiza visita para profissionais do centro de saúde de Alcanede em reconhecimento pelo serviço prestado atualmente

O Movimento Cívico Portal Alcanede organizou, no passado dia 15 de abril, uma jornada de convívio que reuniu duas dezenas de familiares, amigos e funcionários do centro de saúde de Alcanede.
A iniciativa, teve como objetivo “agradecer e reconhecer publicamente o serviço prestado atualmente por aqueles profissionais às populações”.

O Movimento entendeu que “apesar de algumas contrariedades que originaram períodos conturbados no seu funcionamento”, tem sido feito um esforço para manter a qualidade no atendimento aos utentes.

Num momento em que o país atravessa grandes dificuldades financeiras, “há que ter uma atitude construtiva e reconhecer os aspetos positivos que têm sido desenvolvidos em prol das pessoas. As dificuldades superam-se melhor com equipas motivadas”, afirmou Luís Ferreira.
O Movimento Cívico salientou ainda “os aspetos da sensibilização e da prevenção dos cuidados de saúde, onde os utentes podem desempenhar um papel mais pró-ativo, de forma a estabelecerem uma relação de maior proximidade entre o utente e os profissionais de saúde”.
 

Na qualidade de porta – vozes do Movimento Cívico Portal Alcanede, Luís Ferreira e Paulo Coelho aproveitaram o momento de confraternização para dizerem que “com esta iniciativa, foram criadas as condições para o surgimento de sinergias, que antes se encontravam latentes”, manifestando todo o interesse em “colaborar com a Dra Ruth Lopes, clínica do Centro de Saúde de Alcanede”, num projeto que classificaram como inovador.
Como primeiro desafio, é importante “conseguir ajudar a constituir uma equipa de profissionais de saúde estável, faltando dois médicos para esse efeito, o que não impede de se seguir em frente com o projeto”.
 

Num gesto de agradecimento pela organização da iniciativa, a médica do centro de saúde, Ruth Lopes mostrou-se sensibilizada e honrada pelo convite, afirmando que esse sentimento é “extensivo aos responsáveis do ACES – Ribatejo (Agrupamento de centros de saúde lezíria I – Ribatejo)”, presidido por Carlos Ferreira, diretor executivo.
Esta profissional de saúde reconheceu ainda a importância de uma comunicação aberta entre profissionais de saúde e a população ”tem sido extremamente agradável ver o vosso interesse e partilhar a beleza desta região”, disse.
 

A ação contou com o apoio da assembleia de compartes do Baldio do Vale da Trave, que proporcionou um percurso guiado ao “Vale da Trave – terra das ervanárias” e uma visita ao Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta do Algar do Pena, do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que também apoiou a iniciativa.
As condições atmosféricas adversas não possibilitaram o almoço volante no parque de merendas do pinhal de Vale de Mar, tendo-se realizado no centro comunitário de Vale da Trave.

Foto mov cívico csaúde alcanede página
Ver Fotos
 

Artigos Relacionados

Covid-19: Concelho Santarém regista mais um caso positivo nas últimas 24 Horas

Portal Alcanede

Festa de Alcanede anima vila de 22 a 26 de Agosto

Paulo Coelho

Família “Vespinhas do Castelo” reúne em jantar convívio

Paulo Coelho