17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Movimento cívico ER 361 – o dia de todas as decisões

Dia 12 de Janeiro sobe a plenário a nossa petição nº 56/XI/1ª pela repavimentação da ER 361.. Dia 12 será, por isso, o dia de todas as decisões para os utilizadores da ER 361. Chegado a este ponto qualquer pessoa, movimento cívico, ou outro tipo de organização, poderá orgulhar-se do trabalho realizado em termos de cidadania, dever cívico e uso pleno dos direitos que nos confere a democracia.

Nós chegamos. Movimento Cívico do Portal de Alcanede – ER 361 está, por isso, de parabéns.

Em nome de Alcanede e por Alcanede o problema da ER 361 vai ser debatido pelos deputados da Assembleia da República, a casa “mãe” da Democracia.

O percurso que nos conduziu até aqui foi longo e trabalhoso. Conseguimos elevar o problema da ER 361 ao mais alto nível dando-lhe escala, relevância e a merecida visibilidade. A pressão de quem tem a incumbência de decidir sobre a resolução do problema é, por isso, muito grande, no caso, a Estradas de Portugal, S.A. e em última circunstância o Governo. Mas será que podemos descansar sobre o assunto? Não. O nosso objectivo é a repavimentação da ER 361 entre Alcanede e Alcanena e esse ainda não está concretizado! Não podemos, por isso, baixar a guarda.

A minha experiência diz-me que em condições de político-económica normais, com este trabalho já estaríamos com o problema da ER 361 concluído, mas tal não sucede porque o país vive condições muito adversas em termos económicos. É importante concentrarmos esforços e renovar forças para a derradeira recta final. Teremos que estar todos unidos em torno da causa pela repavimentação da ER 361 e marcarmos presença na Assembleia da República. Eu vou estar. Estou ciente que outros, como eu, o farão, para que não restem dúvidas aos deputados e ao governo da nossa determinação na luta pela ER 361.

A avaliar pela diminuição da participação no fórum do Portal de Alcanede sobre este assunto depreendo que as notícias da Estradas de Portugal, S.A, ao anunciar a adjudicação da obra relativa à 1ª fase da ER 361, entre Alcanede e Amiais de Cima à empresa de construções Júlio Lopes, S.A., conformou muita gente que se dá por satisfeita com a realização da 1ª fase da obra. Mas, relembro que a força de qualquer movimento cívico não reside só na capacidade das pessoas que dão a cara por ele mas também na capacidade de mobilização de pessoas que se identificam com a causa em questão. A presença das pessoas nas actividades é assim determinante para consolidar as posições assumidas pelos representantes do movimento cívico, perante a administração e opinião pública.

Relembro igualmente a todos os leitores que se identificam com o projecto do Portal de Alcanede que o que está em jogo neste processo é muito mais do que a pavimentação da ER 361. A viabilidade futura de qualquer movimento cívico, como estrutura organizacional informal que é, depende muito dos objectivos alcançados.

Artigos Relacionados

Portugal ainda tem Gente?!

Portal Alcanede

ER 361 Nova Acção

Paulo Coelho

Dignificar a política, estimar os políticos

Portal Alcanede