15.4 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Movimento Cívico ER 361 na Assembleia da República em defesa da repavimentação

O Movimento Cívico pela Beneficiação da ER361 foi convocado pela Assembleia da República para uma reunião a realizar na próxima terça-feira, dia 22 de Junho, no âmbito da petição formada nos fóruns do Portal de Alcanede.O documento que reuniu mais de 4500 assinaturas teve como destinatários o INIR – Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias, Estradas de Portugal e Presidência da Assembleia da República.

Em simultâneo, foi dado conhecimento da iniciativa ao Provedor de Justiça, Governadora Civil do Distrito de Santarém, Presidentes das Câmaras Municipais de Santarém e Alcanena, e deputados eleitos pelo círculo de Santarém, através dos respectivos Grupos Parlamentares.

A deslocação S. Bento decorre de um trâmite legal e fica a dever-se à admissibilidade da petição pela comissão parlamentar competente que nomeou relator o deputado do PSD Vasco Cunha a quem caberá elaborar um relatório. No quadro das competências desta comissão os deputados, podem “solicitar depoimentos aos peticionantes e requerer e obter informações e documentos de outros órgãos de soberania”, podendo ainda solicitar à Administração Pública as diligências que se mostrem necessárias”. Em virtude desta chamada à Assembleia da República os representantes do Movimento Cívico pela Beneficiação da ER 361 tencionam auscultar os vários sectores da sociedade na área de influência da ER 361, entre autarcas e empresários. A ideia consiste na elaboração de um dossier para ser entregue aos deputados da comissão, e que possa reforçar a urgência de medidas que tenham em conta o rápido andamento do processo.

Populações indignadas protestaram no dia das mentiras

A indignação das populações servidas pela ER361 – Troço Alcanede – Alcanena levou no passado dia 1 de Abril a uma concentração pacifica na Vila de Alcanede de centenas de automobilistas que ao som de buzinadelas e cartazes, chamaram a atenção para o estado de degradação da estrada. Naquela data foi escolhido simbolicamente o troço entre Amiais de Baixo e Alcanede, num protesto de gigantescas proporções que originou uma fila de trânsito de aproximadamente 7 km.

Em Maio deste ano o Movimento Cívico pela Beneficiação da ER361, viu parte da sua pretensão alcançada com o anúncio do lançamento do concurso público em Diário da República para a beneficiação da ER 361 entre Alcanede (Km 52 / 130 ) e Amiais de Cima  (Km 61 / 890), e que corresponde nesta primeira fase ao valor global de um milhão e setecentos mil euros.

A beneficiação proposta contempla o reforço estrutural do pavimento com alargamento do perfil transversal à custa das bermas existentes, estando ainda prevista a melhoria/reposição da sinalização horizontal, a limpeza e reabilitação da rede de drenagem das águas pluviais existente e intervenções no equipamento de sinalização e segurança. O prazo de execução dos trabalhos é de 240 dias e abertura das propostas a concurso será no dia 1 de Julho pelas 10 da manhã. A data coincide com o contador do Portal de Alcanede que prevê por essa altura comunicar às populações os passos a dar no sentido de precaver no futuro, a execução da segunda fase dos trabalhos de beneficiação da ER361.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 612 vezes

Artigos Relacionados

Grupo de fãs do Salvador cria plataforma interativa para desenhos muito especiais

Portal Alcanede

Associação do Prado prepara mais uma edição do passeio pedestre

Portal Alcanede

A.R.C.A assinala 35º aniversário com Passeio de Motociclos

Paulo Coelho