13 C
Alcanede
Terça-feira ,7 Dezembro, 2021
Artigos de Opinião

Moinho (Que futuro?)

Depois de ter publicado no Facebook duas fotos: Moinho do figo-seco, uma referência no horizonte da Serra dos Candeeiros e a outra face do “Património”, o dono do moinho manifestou-se interessado na sua restauração, sugerindo, inclusivamente, que pedisse para as fotos serem divulgadas no portal alcanedefreguesia.

moinho1Parece-me essencial que a parede seja reconstruída. Visto que as pedras estão “todas” no local, bastava haver quem as soubesse emparedar.

É um facto que a estrutura faz parte da memória da nossa paisagem e da evolução da freguesia. Foram ali moídas muitas toneladas de cereais aproveitando a energia eólica com as velas e usando a força do burro no transporte.

Em todo o caso, e salvo melhor opinião, devemos pensar no futuro, sendo que a manutenção daquele património particular tem muito interesse colectivo: turístico, educativo e paisagístico.

moinho3Segundo o herdeiro, “o moinho foi alvo de artilharia para o exército quando iam fazer exercício à serra nos anos 70. As historias que estas ruínas podem contar…”

Apesar de, até agora, ninguém ter feito nada, estou convencido de que se aparecer alguém a mexer uma pedra, vão surgir uma quantidade de entidades muito avalizadas na matéria com interesse em intervir na recuperação de um elemento “histórico” da zona. Pelo menos poderemos, com toda a certeza, contar com o apoio da Junta de Freguesia para coordenar os vários interesses e até apadrinhar a obra, dado o interesse público da mesma.

Artigos Relacionados

Advento

Portal Alcanede

Reflexões sobre cidadania por Alcanede

Portal Alcanede

O Tempo dos Franceses

Portal Alcanede