8.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Artigos de Opinião

Mensagem de Natal : “Uma Luz Brilha nas Trevas”

No Natal brilham luzes por toda a parte: nas casas, nas montras, nas ruas. Reúnem-se as famílias, distribuem-se prendas, formulam-se boas festas com o desejo que todos vivam estes dias com paz, alegria, calor humano e solidariedade. Que a luz brilhe no coração de cada um e ilumine a vida de todos os dias; que o calor da fraternidade caracterize a nossa vida e estilo quotidianos, são os meus votos de Natal.

Jesus nasceu para ser a luz de todo o homem que vem a este mundo. Pela sua ressurreição tornou-se como a luz do sol nascente que nos liberta das sombras da morte. Aprendamos a acolher a luz de Cristo no interior do coração e a levar o calor do amor às famílias e às relações humanas, vivendo o Natal todos os dias.

O símbolo da luz, tão representativo desta quadra, corresponde à procura das pessoas de todos os tempos, e da nossa época em particular. Todos ansiamos por uma luz mais intensa, ou seja, por uma fé mais clara, uma esperança mais viva, um amor mais forte. Todos procuramos combater as nuvens negras que ameaçam esconder o sol, vencer a tristeza que escurece a alegria. Que a luz do nascimento de Cristo nos ajude a superar as trevas do pecado, a escuridão do medo, as sombras do desânimo e faça resplandecer em nós o esplendor da glória de Deus.

Façamos da nossa vida um percurso para a luz. Vejamos a vida, as pessoas e os acontecimentos com um olhar positivo e benevolente, como Deus viu, após a criação, que o mundo era bom. Elevemos o nosso coração ao Senhor, através da escuta da Sua Palavra e da oração, para que, na sua luz, possamos descobrir o encanto da vida que nos foi dada e do mundo que nos rodeia. Saibamos ver, para além do egoísmo e da corrupção, a beleza do amor de Cristo espalhado na beleza de muitos gestos de bondade, serviço e ajuda fraterna.

Façamos brilhar a luz à nossa volta. Eis um bom programa de Natal para viver a vida inteira. Sejamos uma presença amiga para quem sofre a solidão, prestemos atenção a quem está esquecido, levemos o sorriso a quem anda triste, estendamos a mão a quem jaz caído, procuremos curar as feridas de quem sofre, manifestemos a nossa fé a quem vive sem esperança. Estejamos atentos às carências e manifestemos a nossa solidariedade a quem precisa de ajuda. Vivamos o Natal no seu significado profundo de começo de um mundo de paz, alegria e fraternidade.

Santarém 12 de Dezembro de 2010
Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém

Artigos Relacionados

Quando deixaremos de ser tratados como “carne para canhão”?

Carlos Coelho

Leiria @ Alcanede

Portal Alcanede

Fazer o bem, sabendo a quem!

Portal Alcanede