10.7 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Religião

Mensagem de natal do Bispo de Santarém D. Manuel Pelino

Caros diocesanos, neste ano da Misericórdia a minha mensagem de Natal inspira-se também nessa virtude. Sejamos misericordiosos. O Natal manifesta a misericórdia de Deus e é um apelo a vivermos a misericórdia, à sua imagem, como amor traduzido no acolhimento, na proximidade, na consolação e no cuidado do próximo.

Para os que sofrem os horrores da guerra, o medo da violência, o abandono de refugiados sem pátria, desejo que o Senhor volte para eles o Seu olhar misericordioso e nos ajude a construir a paz, a lutar pela dignidade de todos e a testemunhar a fraternidade e o acolhimento.

Desejo também a misericórdia para os doentes e idosos, os caídos ou abandonados na vida. Que o Natal seja para eles uma luz de esperança e nos abra o coração para lhes levarmos o testemunho da proximidade e da consolação.

Que a misericórdia penetre na cultura da nossa sociedade. Desperte acolhimento e admiração pelo milagre da vida e favoreça o aumento da natalidade. Que esteja presente também nas famílias, nas comunidades, nas relações sociais e nos ajude a vencer a indiferença, a intolerância e o individualismo; a combater a vaidade e o orgulho pela força da humildade que leva a acolher, a apreciar e a servir os outros.

Esta é a mensagem genuína e sempre atual do Natal que devemos ir beber às fontes originais para que passemos das palavras a uma prática vivencial. Este ano convido a procurar essas fontes no Evangelho de São Lucas, meditando nos dois primeiros cânticos de Natal (de Nossa Senhora e de Zacarias: Lc 1, 46-55; 67-79). Nestes trechos descobrimos que o nascimento de Jesus manifesta a misericórdia de Deus. Ele veio visitar-nos como sol nascente para iluminar os que caminham nas trevas; para nos ajudar a vencer o medo e a força do mal; para derrubar os soberbos e elevar os humildes; para nos encaminhar no amor, na esperança e na santidade.

Deus, pela Sua misericórdia, aproximou-se de nós e veio viver connosco para construir, com a nossa colaboração, um mundo novo de justiça, paz e alegria. Acolhendo e praticando a misericórdia podemos aproximar-nos d’Ele e colaborar com Ele na difusão do Seu reino. “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Santo e Feliz Natal para todos.

Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém

Artigos Relacionados

Eucaristia deste domingo vai ser celebrada pelo novo padre de Alcanede

Carlos Coelho

“Povo de Deus – A Nossa Gente é Assim” Entrevista a Cacilda Neves

Portal Alcanede

Confinamento não demove paróquia de assinalar Dia da Padroeira da freguesia de Alcanede

Portal Alcanede