13 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Memorial aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Santarém vai erguer-se no Jardim do Presídio

O jardim do presídio vai ostentar o Memorial aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Santarém. O local da edificação do monumento foi autorizado na passada quarta feira dia 4 de fevereiro pela Direção Geral do Património Cultural, tratando-se de um local alternativo ao sugerido inicialmente, no “Jardim de São Bento, junto à Escola Secundária Sá da Bandeira”.

Em declarações ao Portal de Alcanede, o presidente da União de Freguesias de Santarém, Carlos Marçal, mostrou-se convicto de que o ato inaugural poderá ocorrer no dia 19 de março, feriado municipal que comemora o seu patrono, S. José.

O representante da Comissão para a Construção do Memorial dos Combatentes da Guerra do Ultramar do Concelho de Santarém que é composto por vários elementos disse ao Portal de Alcanede que se pretende “envolver toda a população do concelho de Santarém nesta homenagem”, para o efeito, será endereçado um convite pessoal à família dos falecidos para se fazerem representar, acompanhados pelos presidentes de junta de freguesia.

No Monumento orçado em 50 mil euros, vão constar os brasões em logotipos metálicos das 28 freguesias do concelho que existiam, antes da reorganização administrativa. No centro vai erguer-se um elemento escultórico em bronze com cerca de 1,90m de altura, ladeado por um memorial onde estará inscrita a frase” Honra e Glória aos Militares que Tombaram ao Serviço da Pátria”. No painel em pedra calcário vidraço aplicada sobre o betão constará “uma lista por freguesias, com os seus mortos, ano de falecimento, posto e província”.

No caso da freguesia de Alcanede vão constar as seguintes inscrições: Amílcar C. Ramos (Soldado – Moçambique – 1965), António L. Iria (Sargento – Angola – 1969), Joaquim R. Vieira (Cabo – Moçambique – 1970), Júlio J. Joaquim (Soldado – Guiné – 1966), Manuel P. Augusto (Soldado – Moçambique – 1971), Manuel M. Barreiros (Soldado – Angola – 1975), Ramiro P. Santo (Soldado – Moçambique – 1970), Manuel Mateus.

Representam a Comissão do Memorial: o coronel António Garcia Correia, o presidente da União de freguesias da Cidade de Santarém Carlos Marçal, o coronel Joaquim Correia Bernardo, Arnaldo Rios Vasques e o sargento-mor José Correia, presidente da Liga dos Combatentes de Santarém.

Todos os interessados em contribuir para este Memorial, podem realizar um donativo através do depósito nas seguintes contas: Montepio Geral – 0036004499100187648092, Caixa Geral de Depósitos – 003507260010108313064 ou na União de Freguesias da Cidade de Santarém, Sede ou suas Delegações, (durante o horário de expediente, 9 horas às 17 horas).

Artigos Relacionados

Obras de Requalificação da Lagoa do Vale da Trave inauguradas oficialmente a 22 de junho

Carlos Coelho

Funcionária dos CTT de Alcanede vítima de agressão em tentativa de assalto

Paulo Coelho

Fotos – 15 Candidatas desfilaram no concurso Miss Minissaia em Valverde Liliana Aires venceu

Carlos Coelho