5.7 C
Alcanede
Quarta-feira ,19 Janeiro, 2022
Sociedade

Meia Vitória das Populações – EP antecipa para o final de Março o lançamento do concurso para a beneficiação da ER361

As populações e os membros do fórum do portal de Alcanede que encabeçaram a petição pela repavimentação da ER 361 troço Alcanede/Alcanena começam a ver a luz ao fundo do túnel. O Gabinete de Comunicação Institucional da EP – Estradas de Portugal S.A dá como inquestionável “o lançamento do Concurso para a empreitada da beneficiação do troço da ER361”, para o final deste mês de Março.

A comunicação oficial desta novidade partiu da Delegação Regional de Santarém a um pedido de esclarecimento do Portal On-Line. De acordo com o director, Alcindo Cordeiro a intervenção de beneficiação do troço entre Alcanede e Alcanena será dividida em duas fases, “a 1ª entre Alcanede (Km 52,130) e sensivelmente o limite entre os concelhos de Santarém e Alcanena (Km 61,900) e, a 2ª entre este Km e Alcanena (Km 68,130)” esclarece.

No que diz respeito à Beneficiação/Rectificação da ER361, o Projecto do troço compreendido entre o km 61,900 (limite do Concelho de Santarém) e o km 68,130 (Concelho de Alcanena) inclui a rectificação de algumas curvas, desenvolvendo-se dentro do Sítio da Rede Natura 2000 e Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, pelo que, terá que ser submetido a parecer prévio do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

No entanto como é do conhecimento público, está em revisão o Plano de Pormenor do parque, não podendo, neste período, o PNSAC/ ICNB emitirem pareceres até à aprovação do plano, ou até 150 dias úteis depois da entrega do documento. Esta é a razão apontada para que a segunda fase da Beneficiação/Rectificação da ER 361 comece mais tarde.

Numa visita recente dos técnicos da EP ao referido troço e na sequência das intempéries verificadas nos últimos meses. A EP reconhece o “aumento do estado de degradação do pavimento”. Apesar de considerar que o mesmo, “não compromete no entanto as condições mínimas de circulação e segurança rodoviária”, tendo a EP procedido ao reforço da sinalização da via.

Face as estas notícias a manifestação agendada para o dia 1 de Abril em Alcanede poderá sofrer alguns acertos ligeiros transformando-se numa grande jornada de convívio entre as populações servidas por esta via. Mantendo-se, ainda assim a marcha entre Amiais de Cima e Alcanede em moldes a designar, e a apresentação pública do número de assinaturas no centro da localidade, numa jornada que promete juntar centenas de populares.

Artigos Relacionados

Camionista de Alcanede fica ferido com gravidade em acidente na Alemanha

Carlos Coelho

João (Seilá) Santos está entre os 7 finalistas do Ídolos 2012

Paulo Coelho

Em véspera do 25 de Abril « a Sónia convida », Paulo Coelho e Bruno Góis na Rádio Pernes

Carlos Coelho