15.9 C
Alcanede
Quarta-feira ,14 Abril, 2021
Artigos de Opinião

“Mais Santarém” por terras de Alcanede …

Um dos principais compromissos da candidatura autárquica independente “Mais Santarém” é o do trabalho com todos e para todos. Numa altura em que o dinheiro escasseia na Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesia, nas associações, nas escolas, em suma, em praticamente todo o lado, é essencial que nos unamos e que todos rumemos no mesmo sentido.
Consideramos essencial o diálogo, a discussão pública, a participação ativa de todos os munícipes na elaboração das nossas propostas mas também, e sobretudo, na sua futura execução, altura em que deverão todos continuar a ter um papel determinante nas decisões a serem tomadas e implementadas.

E para esse trabalho conjunto, para esse trabalho poder ser eficaz, produtivo e gratificante para todos, é essencial que a Câmara Municipal tenha um papel coordenador, facilitador, de real e franco apoio das iniciativas, mas sempre como um verdadeiro parceiro de todas as instituições e de toda a gente.

E se isso tem de ser assim na cidade de Santarém, tem de o ser também e de forma reforçada nas restantes freguesias do concelho.

E Alcanede é só a maior de todas elas… Por isso, temos agora de alguma forma privilegiado a nossa presença por estas terras. E vamos continuar a fazê-lo, porque as questões e os problemas conhecem-se nos locais e é também aí que se encontram as soluções possíveis.

Depois da apresentação da candidatura, estivemos pela primeira vez por estes lados no dia 31 de maio no Festival Medieval. Deixem-me que lhes diga que foram óptimos momentos de convívio, diversão e cultura. Isto para além do vinho tinto que também não caiu nada mal…

No passado sábado, reunimos com o Presidente de Junta, Manuel Joaquim Vieira, que agradavelmente nos recebeu e a quem solicitámos, como fazemos sempre nestas visitas, que nos levasse aos locais que considerasse de maior interesse conhecermos na freguesia. Visitámos essencialmente a zona das pedreiras. Não foi assim possível o contacto directo com as populações mas foi uma experiência muito importante pelo conhecimento mais profundo da realidade desta zona que nos proporcionou.

Agora vamos estar já na 6ª-feira de manhã (dia 21) no mercado quinzenal com uma banca de recolha de assinaturas (como talvez saibam já, os grupos de cidadãos independentes para se candidatarem têm de recolher assinaturas de proponentes. No nosso concelho são necessárias “só” 2 000… ou seja, 1 em cada 27 eleitores do concelho. Os partidos não precisam nem de uma assinatura.!). Apareçam por lá e conheçam-nos melhor. Contamos convosco?…

E por agora, temos ainda programado estar em Valverde no São Pedro.

Provavelmente não apresentaremos lista candidata à Assembleia de Freguesia. Só o faremos se para isso se prontificar gente da freguesia (e só dela…) que se reveja inteiramente no nosso projecto. Continuaremos sempre fiéis aos nossos princípios e promessas e nunca tomaremos atitudes e decisões só por poderem ser mais vantajosas eleitoralmente.

Mas queremos que todos vós, habitantes dessa grande freguesia, colaborem connosco, nos apoiem e sobretudo que participem activamente. Para nós a participação na candidatura de um eleitor de Alcanede é tão importante como a de um eleitor da cidade ou da mais pequena freguesia!

Um abraço e até breve!

Francisco Mendes

Candidato Independente à Câmara Municipal de Santarém pelo +Democracia em Movimento

Artigos Relacionados

Políticos novos, práticas antigas…

Portal Alcanede

ER 361 – Um Mês Depois da Marcha Amiais – Alcanede

Paulo Coelho

O Tempo dos Franceses

Portal Alcanede