12.7 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Sociedade

Maior edifício de apoio social do concelho inaugurado em Pé da Pedreira

Centenas de pessoas marcaram presença no passado domingo, dia 13 de Novembro, na inauguração do Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Creche situado em Pé da Pedreira.
A cerimónia contou com as presenças de Anabela Santos Rato, Diretora Regional da Segurança Social de Santarém, Vítor Gaspar, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, Eduardo Mourinha, Presidente da Direção da Udipss – União Distrital das IPSS de Santarém e outras entidades convidadas.

Após o descerrar da bandeira que de forma simbólica assinalou a inauguração oficial, foram rubricados vários acordos de cooperação entre o Centro Social Serra do Alecrim e a Segurança Social que visam comparticipar no funcionamento das respostas sociais. Trata-se de uma componente fundamental no apoio às IPSS criadas ao abrigo do programa Pares (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), e que garante o compromisso da segurança social no apoio financeiro às várias valências.

Em declarações ao Portal de Alcanede, a Diretora Regional da Segurança Social de Santarém, admitiu que “a obra é uma das maiores ao nível do distrito de Santarém com quatro respostas sociais, o que não é vulgar”. Anabela Santos Rato salientou também “a importância desta nova infraestrutura, tendo em conta a comunidade onde está inserida e a criação de novos postos de trabalho”.

Um Sonho tornado realidade

O Presidente do Centro Social Serra do Alecrim enalteceu o trabalho desenvolvido nos últimos anos para tornar a obra uma realidade, “estou muito feliz por sermos capazes de levar esta obra por diante”. Manuel João Inácio admitiu que não se tratou de um processo fácil e garante “estou aqui para o que der e vier, estou ainda mais motivado a trabalhar para o povo”. O dirigente associativo não esqueceu os últimos acontecimentos que envolveram a demissão do tesoureiro da IPSS, Humberto Santos que criticou a derrapagem do custo total da obra. Manuel João Inácio fez questão de referir “que só faz falta quem está” e que pelos estatutos, no dia 26 de novembro, será nomeado outro elemento para assumir o cargo de tesoureiro.
A funcionar desde o passado dia 7 de Novembro, a creche com capacidade para 33 crianças conta neste momento com 4, embora existam já várias inscrições. O mesmo acontece com a valência de Centro de Dia, cuja capacidade é de 25 utentes. Quanto ao lar de idosos, Manuel João Inácio assegura que a “capacidade deverá ficar esgotada no final do mês de Novembro”, tendo em conta o número de inscrições e os 17 idosos que já habitam as instalações do lar.

Comparticipação do CD do Baldio na obra ronda os 800 mil euros

A obra agora inaugurada “foi fruto da perseverança ao longo dos anos, este projeto sempre foi acarinhado e financiado desde o primeiro momento pelo concelho diretivo dos baldios”, foi deste modo que Virgílio Vitório se dirigiu aos presentes. O presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira esclareceu que houve um custo adicional de cerca de 210 mil euros “que o conselho diretivo resolveu assumir”, afirmando que desde 2008 o CD Baldios “tem vindo a realizar transferências que vão rondar os 800 mil euros”, o que significa que cada comparte investiu cerca de 1000 euros sendo sócio ou não da IPSS. Virgílio Vitório mostrou satisfação pelo culminar da obra sublinhando “que felizmente tudo chegou a bom porto com o apoio de uma larga maioria da população que demonstrou bom senso”.

Sociedade civil dá exemplo de dinamismo

Tendo em conta os dados disponíveis sobre a Rede Social do Concelho de Santarém, Vítor Gaspar, Vereador da Ação Social da CMS, realçou a importância das respostas sociais que a nova infraestrutura vem dar, em especial na valência do lar de idosos. O autarca enalteceu também o exemplo de um projeto que nasceu da vontade da sociedade civil que “conjuntamente com a Segurança Social e a Câmara Municipal de Santarém reuniram esforços que permitiram a concretização da obra”. A componente de apoio da autarquia de Santarém será resumida ao nível da manutenção dos espaços exteriores.

Junta de Freguesia de Alcanede realça importância da obra

Presente na cerimónia de inauguração do Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Creche em Pé da Pedreira, esteve também o presidente da Junta de Freguesia de Alcanede. Manuel Joaquim Vieira disse que se trata de “um investimento de solidariedade social que é sempre bem-vindo”. O autarca realçou a importância desta obra por considerar que “há carência ao nível dos mais idosos”, ressalvando também o aspeto da valência da creche “vão aqui dar os primeiros passos para aprenderem a ser homens e mulheres, é algo que faz falta”.

Depois da 1ª pedra lançada em Maio de 2009, a obra agora finalizada teve um custo total de Um Milhão, Duzentos e Sessenta e Quatro Mil, Novecentos e Oitenta e Sete Euros.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 774 vezes

Artigos Relacionados

Vespinhas do Castelo distinguem sócios em jantar de ano novo

Paulo Coelho

Festa de Alcanede 2012 quase nas “despedidas”

Paulo Coelho

Câmara de Santarém aprova por unanimidade apoio de 15 mil euros à Expo Alcanede

Carlos Coelho