14.5 C
Alcanede
Sábado ,22 Fevereiro, 2020
Coletividades Cultura

Luciano Santos – Empresário da região faz doação à Banda do Xartinho

“Não devemos perder ou esquecer de onde viemos e não devemos quebrar as ligações com as nossas origens”. É desta forma que Luciano Miguel Santos, natural de Pé da Pedreira, reconhece a importância que a Banda do Xartinho teve no seu percurso de vida, e de tantas crianças da sua terra, no início dos anos 90.

Os anos passam, mas o sentimento e gosto pela instituição musical da freguesia de Alcanede mantém-se intocável, levando este empresário a oferecer, recentemente, à Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho (S.M.R.X) um instrumento musical, contribuindo desta forma, “para ajudar na qualidade da música e também motivar os muitos jovens que ali são músicos”, disse.

Trata-se de um Saxofone-alto, topo de gama da Yamaha, “pensei em ajudar aquela coletividade que me ajudou a formar”, abordando a direção e o Maestro nesse sentido, ressalvando que, “não o consigo fazer despendendo tempo, pois não sobra muito para conseguir ter todas as empresas em bom funcionamento”, referiu ao Portal de Alcanede o empresário que atualmente é dono de parte de um dos maiores Grupos de empresas da nossa região: Moca Stone, Pedra de Toque, TPM, Pedrantiqua e a Essenzia.

Com o simbolismo do ato, Luciano Santos, pretendeu “passar uma mensagem de que com foco, trabalho e determinação, tudo é possível”, e que não devemos “perder ou esquecer de onde viemos e que não devemos quebrar as ligações com as nossas origens”, afirmou.

Enquanto músico da Banda do Xartinho teve vários Maestros, “desde o tipo escola Militar, ao mais moderno, e aprendi com todos. Foi aqui que aprendi a respeitar os outros, regras, trabalho de equipa e, acima de tudo, compromisso”, não esquecendo que aquela “fase da vida foi muito importante para a minha formação como pessoa”.

Por consequência da sua atividade profissional, Luciano Santos, leva hoje em dia a nossa bandeira pelo Mundo fora com a “Pedra Natural Portuguesa”, mas também o fez como músico no Xartinho, “durante 12 Anos participei em festas e romarias, encontros de bandas de norte ao sul do nosso Pais, e tive a oportunidade de fazer deslocações ao estrangeiro representando a SMR Xartinho, a freguesia de Alcanede, o nosso concelho e usando orgulhosamente a bandeira de Portugal no fardamento”, recordou.

Atualmente, o Grupo de empresas que ajuda a dinamizar, criou “um bom número de postos de trabalho”, apoiando ativamente “a Cultura e Recreio na nossa freguesia e fora dela, somos comprometidos socialmente com todos”, contribuindo com “donativos a várias corporações de Bombeiros, incluindo a dos B. V. Alcanede. Dentro dos nossos limites, ajudamos”, disse ao Portal de Alcanede Luciano Miguel Santos.


Artigos Relacionados

Associação Recreativa de Vale da Trave

Paulo Coelho

Noite de fados reuniu cerca de 120 pessoas em Valverde

Paulo Coelho

Inúmeras atividades marcam XIII Feira do Livro e Semana da Leitura

Carlos Coelho