12 C
Alcanede
Sexta-feira ,22 Fevereiro, 2019
Artigos de Opinião

Liberdade de Expressão – Responsabilidade

Liberdade de expressão requer uma contrapartida, que é a responsabilidade sobre as informações apresentadas à sociedade. Embora possamos estar felizes pela liberdade de expressão que nos tem sido permitida na net, tal liberdade não deverá ficar escondida e anónima. Aliás, a pergunta que faço é esta: De que servirá a liberdade se nos temos que resguardar em pseudónimos? Isso faz-se quando temos algo a esconder e na maioria das vezes, quem tem algo a esconder não trás coisa boa.

O conteúdo dos posts no fórum deste site e dos artigos de opinião que eu escrevo é de minha responsabilidade. Eu respondo pelo que escrevo aqui, não é fácil lidar com isso. Se escrever sobre qualquer assunto que gere ódio ou seja explícito e ofensivo, sou o responsável. Isso faz com que lide com um ponto muito delicado, a minha liberdade de expressão.
Eu sou livre para me expressar da maneira e da forma que eu quiser. Enquanto for livre, não posso ser silenciado, a não ser por vontade própria.

No entanto, eu sou integralmente responsável pela minha opinião, pela maneira e forma como a apresento para o mundo. É a minha opinião, eu resolvi publicá-la e sou responsável pelas consequências disso. Integralmente. E o que não é minha opinião? Como, por exemplo, comentários ao meu post ou ao meu artigo? Quem é responsável? Será quem os publica, ou serão os administradores deste site?

Se a tal da web 2.0 que tanto foi discutido tem mesmo como um dos seus fins a colaboração, então temos um problema: É importante definir as fronteiras de responsabilidade entre quem publica uma notícia, uma matéria ou um post, e as responsabilidades daqueles que interagem com esse conteúdo. Todos temos que assumir as responsabilidades e ter a noção que a internet é uma rede poderosíssima e facilmente acessível a milhões e pessoas.

Tim O’Reilly escreveu sobre uma proposta a respeito de um código de conduta para utilizadores da net. Ele diz, e eu reproduzo aqui: Yes, you own your own words. But you also own the tone that you allow on any blog or forum you control. Part of “owning your own words” is owning the effects of your behavior and the editorial voice you foster.

Em resumo (e traduzido livremente): Vc é dono das suas palavras e dos efeitos colaterais que o tom das mesmas gera no site.

Por um lado sou a favor da liberdade de expressão, mas repudio o abuso dessa liberdade para fins idiotas, como agressões e abusos (como muitas vezes acontece).

Se por um lado existe o direito à liberdade, no outro existe a responsabilidade pelas nossas palavras.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 198 vezes


Artigos Relacionados

Steve Jobs: ligar os pontos

Portal Alcanede

ER 361- Circule com precaução. Buracos com Estrada; Já viu o Buraco em que se enfiou

Portal Alcanede

Memórias – Na Banca em Alcanede – Os amigos e o toque do sino

Portal Alcanede