22 C
Alcanede
Sábado ,8 Maio, 2021
Sociedade

Lagoa do Vale da Trave, ponto de água para apoio aos meios aéreos no combate aos incêndios

Foto: Luís Ferreira

No passado dia 4 de Agosto, a lagoa do Vale da Trave passou o teste como apoio aos meios aéreos no combate aos incêndios florestais. Depois do dia negro de terça feira, em que deflagraram três incêndios na nossa região (Alcanena, Amiais de Cima e Corredoiro (baldio do Vale da Trave), um novo incêndio surge 24 horas depois, no Covão dos Porcos, numa área isolada e bastante arborizada com difíceis acessos. Valeu a prontidão dos bombeiros e o apoio dos meios aéreos, senão poderíamos estar hoje aqui a escrever sobre um grande calamidade que poderia ter ocorrido nos lugares do Casal d’Além e Vale da Trave.

Estiveram envolvidos no combate às chamas dois tipos de meios aéreos: os “aviões Dromader” e um helicóptero da protecção civil. Para quem esteve atento pode comparar a eficácia de ambos no combate às chamas, as descargas dos aviões ocorriam em períodos de meia hora enquanto no mesmo período o helicóptero fazia cerca de uma dezena de viagens, tendo como ponto de água de apoio a lagoa do Vale da Trave, que dista cerca de 2,5 km do local do incêndio.

O incêndio foi extinto em poucas horas e a lagoa do Vale da Trave revelou-se como um importante ponto de água no apoio aos meios aéreos, apesar das contrariedades que possui: localização em meio urbano com cabos da rede eléctrica e de telefone na envolvente.

Em virtude das circunstâncias que ali ocorrem o Conselho Directivo do Baldio do Vale da Trave decidiu actuar fazendo as diligências necessárias com as entidades intervenientes nesta matéria no sentido de dotar a Lagoa do Vale da Trave como um ponto de água no apoio aos meios aéreos ara combate aos incêndios na região. Para já decidiu aumentar o nível de água da lagoa através do reforço de água proveniente do furo artesiano que possui no local.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 765 vezes

Artigos Relacionados

Vídeo Colóquio ” O Associativismo e Voluntariado nas Sociedades Modernas – Que Futuro?”

Paulo Coelho

Empresário Arnaldo Lopes Filipe ferido em acidente de viação

Paulo Coelho

Aldeia da Ribeira inaugurou Casa Mortuária

Paulo Coelho