19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Jovens de Aldeia da Ribeira organizam Festa da Juventude em honra de Santo Expedito

Aldeia da Ribeira recebe no próximo dia 3 de Setembro de 2011 mais uma edição da Festa da Juventude. O evento, que foi tradição há alguns anos atrás, esteve parado durante algum tempo, tendo sido retomado em 2008 quando “a jovem Andreia Santos, residente nesta aldeia e que era juíza das Festas em Honra de S. João Crisóstomo, teve ideia de realizar um evento festivo direcionado para os jovens”, como disse ao Portal de Alcanede, João Montez, um dos jovens envolvidos na organização da festa deste ano.

Uma conversa entre um grupo de amigos e comissão de festas foi quanto bastou “para que fosse possível recrear as Festas da Juventude” que desde 2008 até agora não sofreu qualquer interrupção. Refira-se que as primeiras duas edições (2008/2009) comtemplavam três dias de festejos, mas “com a crise, os patrocínios tem vindo a diminuir, o que nos faz reduzir os dias da festa”. João Montez considera que “não nos podemos alargar mais do que o nosso orçamento permite”.

Recorde-se que por esta altura, a associação de Aldeia da Ribeira tem feito grandes investimentos, por exemplo “ao nível das obras no recinto de festas junto à capela e na construção da casa mortuária” obras que se revestem de grande importância e que “puxam pela carteira de uma coletividade que vive apenas dos donativos oferecidos pelas populações de Aldeia da Ribeira, Vale do Soupo, Vale das Caldas e Casais da Josefa” assim como “das ofertas dos patrocinadores das varias iniciativas e dos lucros apurados nos eventos que a comissão de festas realiza”.

Apesar da dificuldade financeira que assola o país, a Festa da Juventude vai, segundo João Montez “proporcionar um dia cheio de animação e música para todas as gerações”. A festa irá começar com a realização de uma missa em honra de Santo Expedito “santo que está na nossa capela, um santo lutador, guerreiro, protetor dos soldados e sendo assim, por nós visto como o protetor dos jovens também”. Depois da celebração religiosa, nas instalações da quermesse “será realizada uma venda de bolos e crepes, que contará com o apoio das senhoras juízas das festas de São João Crisóstomo”.

O ponto alto da iniciativa terá lugar à noite com “o grandioso espetáculo e baile por volta das 23:30” e que estará a cargo do grupo musical «Os Lords» que “promete meter toda malta a dançar ao som dos vários ritmos presente no repertório da banda, que passa por todo o género de música possível de imaginar”.

João Montez disse ainda que “a comissão de festas e os jovens envolvidos neste evento esperam que este seja um dia de convívio e de muita animação para todos” e agradeceu os apoios “dos nossos patrocinadores, o apoio do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira, do Portal de Alcanede e da empresa Issencial, que nos criou um magnífico cartaz”.

Próximas iniciativas do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira

A propósito do evento apoiado pelo Centro Cultural e Recreativo local, o Portal de Alcanede também falou com Jorge Rodrigues. O presidente da coletividade disse que “depois de apoiar a organização da festa da juventude, o CCR Aldeia da Ribeira irá estar presente na ExpoAlcanede, a realizar entre os dias 16 e 18 de Setembro, e irá organizar no início de Novembro o já famoso passeio TT para motos e jipes”.

Nota Biográfica sobre Santo Expedito

O Santo Expedito foi um militar romano, (Comandante-chefe da XII Legião Romana) convertido ao catolicismo que por não rejeitar a sua fé, fora flagelado e depois decapitado por ordem do Imperador Diocleciano, sendo portanto um mártir e venerado como santo. Foi também Senador do Império Romano e Príncipe-Cônsul da Armênia, antes de sua conversão.
Convertido, assim como toda a sua tropa, foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado com espada, em 19 de abril de 303 d.C.

A devoção à memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando proporção maior e atingindo o Oriente, depois o Ocidente, especialmente a Alemanha. Seu nome espalhou-se pela Itália, Espanha, França e Bélgica. Em 1894, teve um altar dedicado a ele na Capela das Religiosas Mínimas com sua estátua.

Crê-se que Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução. O Santo é também protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.

Fonte: Wikipédia

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 482 vezes

Artigos Relacionados

7 Milhões de euros melhoram traçado da EN 362 e conclui a 2ª fase da ER 361

Portal Alcanede

Afeto dos Alcanedenses na Festa da terra emociona dirigentes da A.R.C.A que elogiam fogaças

Carlos Coelho

Soldados de Alcanede perpetuados em Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar

Carlos Coelho