17.9 C
Alcanede
Segunda-feira ,22 Abril, 2019
Desporto TV Desporto

Jorge Vieira representa Portugal no Torneio de Futsal Diaeuro 2018 em Bratislava

Bratislava, capital da Eslováquia, vai receber a edição 2018 do Campeonato Europeu de Futsal para pessoas com Diabetes. O torneio, conhecido como Diaeuro, vai contar com a participação da equipa portuguesa DiabPT United e Jorge Vieira, de Mata do Rei, é um dos convocados da equipa comandada pelo treinador Bruno Fuzeiro.

A prova internacional vai decorrer entre os dias 22 e 28 deste mês e, mais importante que os objetivos competitivos, o fundamental “consiste em mostrar que a diabetes não é uma barreira nas nossas vidas”, disse ao Portal de Alcanede o jogador da equipa nacional.

Jorge Vieira 01O evento, que este ano conta com a participação de 17 países, vai apresentar uma equipa portuguesa unida, “vamos confiantes em realizar um bom campeonato e ambicionamos sempre o 1º Lugar”, sublinhou Jorge Vieira, lembrando que um dos lugares do pódio já seria um excelente prémio, “seria o sonho mais que perfeito e vamos fazer por isso. Trabalhamos a cada treino com esse objetivo”, referiu.

A DiabPT United é constituída, maioritariamente, por membros da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA), que se juntaram em prol deste projeto, mas não é necessário ser membro destas instituições para participar, “a equipa está aberta a todas as pessoas diabéticas que se queiram juntar a nós”.

Os treinos são sempre aos domingos de manhã, normalmente no Seixal, com jogadores que surgem de vários pontos do país, como sejam: Porto, Braga, Mirandela, Aveiro, Loulé, Évora, Ferrel e das zonas de Lisboa e Rio Maior, “normalmente, comigo, vai um outro rapaz de Rio Maior”, esclareceu.

Cada atleta “acaba por tornar-se uma espécie de embaixador da nossa causa”, ajudando à “desmistificação da doença”. Aos 30 anos, o jogador português, fez questão de referir ao Portal de Alcanede que, “apesar da doença, nada termina ali”, considerando que o essencial passa por “controlar os nossos níveis”, e que “a diabetes controlada permite -nos uma vida perfeitamente normal”.

O representante Alcanedense afirmou que o projeto tem crescido, “de ano para ano, cada vez surgem mais jogadores interessados” sendo a divulgação fundamental, “temos vindo a divulgar o mesmo no facebook, em algumas entrevistas que a TV nos concede”, e que jogos “com atores famosos” também contribuem para maior visibilidade.

Jorge Vieira teve conhecimento desta iniciativa, apenas, em abril do ano passado, “e comecei a treinar regularmente”, entrando nos pré-convocados do Diaeuro2017, fazendo o estágio mas, “depois acabei por não ir à Roménia com a equipa”, lamentou. “O ano passado não fui eleito, mas não desisti”, e o prémio está na convocatória deste ano.

A equipa que vai representar Portugal no Diaeuro 2018, tal como as representantes anteriores, necessitam de apoios/patrocínios, “todas as ajudas que nos chegam são bem-vindas” e, caso seja possível obter mais ajudas, “conseguiríamos ter mais eventos, e assim fazer uma maior divulgação do projeto”, salientou o jogador DiabPT United.

Fundacao BenficaA Fundação Benfica, entre outros, é um dos patrocinadores da equipa, “cede-nos equipamentos para os treinos e apresenta sempre a nossa equipa durante um jogo de futsal deles para a divulgação do projeto”.

Para chegar até onde Jorge Vieira chegou agora, bem como os colegas de equipa, é necessária muita persistência. No caso pessoal do jogador de Mata do Rei, o Alcobertas Futebol Clube (AFC) onde treina, tem sido muito importante, embora seja uma realidade diferente, “No AFC treinas e jogas futebol 11, depois chegas à DiabPT e treinas Futsal. Tens que mudar o chip”, afirmou.

A familia é fundamental, “o apoio da família e da namorada foram, e são, essenciais”, até porque “cheguei a ter treinos de manhã, no Seixal, e à tarde jogar pelo AFC. Não foi fácil”, disse ao Portal de Alcanede.

A convocatória para o Campeonato Europeu de Futsal para pessoas com Diabetes, apesar de um momento emocionante, não deixa de ser “um misto de sentimentos”, porque está ali “uma família e ficas sempre triste com quem não vai, mas ao mesmo tempo tens que ficar feliz”, desabafou.

Para estar a par e passo dos resultados da equipa nacional em Bratislava, pode aceder (e gostar) à página oficial do facebook, em:

https://www.facebook.com/DiabPTUnited/

 

Para já, confira a lista de convocados no vídeo em baixo.

O Portal de Alcanede, ao serviço da Comunidade Alcanedense, deseja as maiores felicidades ao Jorge Vieira e a todos os elementos da DiabPT United no Diaeuro 2018.

Portal Antigo Visualizações: 2661


Artigos Relacionados

Final do “Troféu José Casebre” sagra campeões regionais vários pares da Escola de dança de Aldeia da Ribeira

Carlos Coelho

Alcanedense Alexandre Montez conquista prata nos JOJ em Buenos Aires

Carlos Coelho

Margarida Bandeira nova campeã com as cores da ADAR /Ofimoto

Carlos Coelho