15 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Novembro, 2021
Saúde

João Grilate é o novo coordenador do Centro de Saúde de Alcanede

O médico, João Grilate, vai substituir Rute Lopes na coordenação do Centro de Saúde de Alcanede. A missão do profissional de saúde afigura-se com problemática atendendo aos recursos humanos disponíveis, e que na prática são os mesmos que levaram a médica Rute Lopes a “bater com a porta” alegando, falta de recursos para se manter no cargo. A notícia foi avançada pelo Portal de Alcanede no passado dia 3 de Julho de 2014.
Na realidade a situação é de tal modo precária que com a saída de um dos médicos que prestava serviço em Alcanede, e que foi detido em maio último, pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de burla ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) em várias centenas de milhares de euros. Restam apenas três profissionais de saúde para um universo superior a 8000 utentes que abrangem as freguesias de Alcanede, Abrã, Amiais de Baixo e Gançaria.

O portal de Alcanede apurou que com a saída forçada do clinico, a braços com a justiça, mais de 1200 utentes perderam o seu médico de família, embora tenham sido assegurados casos especiais ao nível de receituário e consultas, por outros médicos de outras unidades.

Atendendo que o rácio, tido como adequado é de um médico para 1550 utentes em termos da prestação de cuidados de saúde, significa que a coordenação do Centro de saúde de Alcanede nas quatro freguesias, está deficitário pelo menos em dois clínicos.

Directora Agrupamento ACES da Lezíria demite-se

A onda de demissões acabou por atingir, a directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, Paula Rodrigues, no passado dia 8 de julho de 2014, sem que esteja definida data para a sua substituição. O cargo em causa foi assumido à cerca de ano e meio,  tendo sido alegadas, para a demissão, razões pessoais.

A directora, de 43 anos, tinha sido nomeada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, em Dezembro de 2012 pelo período de três anos.

Jurista de formação a directora desempenhou funções de administradora hospitalar no Hospital de Santarém, entre 2000 e 2006, para a área dos recursos humanos, área médica e departamento de psiquiatria. Antes tinha também exercido funções no Hospital de Vila Franca de Xira

O ACES Lezíria abrange os concelhos de Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Almeirim, Alpiarça e Cartaxo.
 

Artigos Relacionados

Covid-19: Dois casos positivos levam ao encerramento provisório do Centro Saúde de Alcanede

Portal Alcanede

Covid-19: Freguesia de Alcanede mantém 1 caso positivo e Concelho sobe para 46 nas últimas 24 Horas

Portal Alcanede

Covid-19: Concelho de Santarém soma 78 casos positivos mais 1 nas últimas 24 Horas

Portal Alcanede