11.8 C
Alcanede
Quinta-feira ,28 Março, 2024
Saúde

Greve dos Médicos: Centro de Saúde de Alcanede tem um clínico de serviço

Um dos quatro clínicos do centro de saúde de Alcanede não aderiu à greve dos médicos que começou esta quarta-feira e que se prolonga até amanhã. O repto lançado pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e Federação Nacional dos Médicos (FNAM), não obteve assim, uma adesão de 100% na unidade Alcanedense.

Questionado pelo Portal de Alcanede, Carlos Ferreira, diretor executivo do ACES Ribatejo, disse que a “Unidade de Saúde de Alcanede estará a funcionar nos dias de greve, visto que ela não abrange todos os grupos profissionais”. Os setores da enfermagem e administrativo funcionam normalmente.

O responsável pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Ribatejo considera que esta tomada de posição é um assunto entre o ministério da saúde e as organizações sindicais em causa, pelo que o ACES “é um mero local de prestação de cuidados onde as questões politico-sindicais nos ultrapassam”.

O Pré-aviso

No pré-aviso de greve, os sindicatos recusam “as múltiplas e graves medidas governamentais de restrição no acesso aos cuidados de saúde” e identificam como um dos objetivos deste protesto “a defesa do Serviço Nacional de Saúde” (SNS).
 

Os médicos reclamam também a defesa da “qualidade do exercício da profissão médica e da sua formação contínua” e recusam “as múltiplas e graves medidas governamentais de restrição no acesso aos cuidados de saúde para um número crescente de cidadãos, colocando permanentes situações dramáticas aos vários sectores de profissionais de saúde”.
 

Desde os anos 80, com Leonor Beleza como ministra da Saúde, que as duas forças sindicais, com o apoio da Ordem dos Médicos, não agendavam um protesto com esta amplitude.

Ver Sondagem

Artigos Relacionados

Covid-19: Elevado número de casos coloca concelho de Santarém em risco muito elevado

Portal Alcanede

Covid-19: Foco na SCMA eleva para 3 os óbitos registados em contexto hospitalar

Portal Alcanede

Centro de Vacinação de Santarém de volta à Casa do Campino

Portal Alcanede