9.9 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Governo confirma obras de requalificação da ER 361 para 2012

A 1ª fase de requalificação da Estrada Regional 361 entre Alcanede (Km 52 / 130) e Amiais de Cima (Km 61 / 890) arranca em 2012. A confirmação foi dada esta segunda-feira pelo Secretário de estado das obras públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, durante a audição da Comissão de Economia e Obras Públicas (OE2012),em resposta a uma pergunta da deputada do PSD, eleita pelo círculo de Santarém, Carina Oliveira.

A parlamentar referiu-se à Estrada Regional 361, lembrando “que a requalificação da via foi alvo de uma petição discutida na Assembleia da República que culminou com um projeto de resolução de todos os partidos, mas que ainda não saiu do papel”.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado, Sérgio Silva Monteiro começou por enquadrar a atuação que o governo preconiza ao nível da rede secundária de estradas, e em sequência respondeu à deputada social-democrata, afirmando que a repavimentação da ER 361 “já faz parte do plano de investimentos de 2012 porque é uma necessidade”. O governante sublinhou também que a segurança das pessoas “é um valor que está acima de qualquer aspeto, nenhuma intervenção que ponha em causa a segurança deixará de ser feita”, adiantando que a ER 361 se enquadra “numa estrada que já não tem intervenções de conservação há muitos anos”, e lembrou a incapacidade que a Estradas de Portugal “tinham de atuar ao nível da conservação e manutenção”.

Numa alusão ao governo de José Sócrates, o Secretário de Estado referiu que em anteriores orçamentos o valor da conservação em estradas “diminuiu de 123 milhões de euros ano em 2007 para 53 milhões de euros em 2011”. Sérgio Silva Monteiro justificou esta situação afirmando que por via dos contratos que estavam a ser assinados, “existia cada vez mais a incapacidade das estradas de Portugal (EP) de ter grau de liberdade de intervir ao nível da conservação”, uma vez que esse custo estava a ser canalizado para contratos a 30 anos pagos independentemente de serem necessários ou não.

Perante este anúncio, um dos porta-vozes do Movimento Cívico pela Repavimentação da ER 361, Paulo Coelho, congratulou-se pela decisão do governo sublinhando que “são decisões como esta que ajudam a credibilizar a classe politica perante os anseios das populações”.

Em comunicado, o Movimento Cívico considera que perante a situação económica do país, este é um “bom exemplo de como é possível fomentar a economia das empresas e ao mesmo tempo aumentar a qualidade de vida dos cidadãos”, ainda assim, aquele responsável diz que “só vendo as máquinas a trabalhar para crer”.

Face ao agora anunciado pelo Governo, Paulo Coelho diz que esta “é uma merecida prenda de Natal para as mais de 4600 pessoas que assinaram a petição pela repavimentação da estrada, e para todos os que acreditam que baixar os braços não é solução para nada”.

Este porta-voz considera também que esta decisão “é da mais elementar justiça depois de todo o trabalho realizado ao longo destes últimos meses”.

O Movimento Cívico pela Repavimentação da ER 361 entre Alcanede e Alcanena refere ainda que, caso o desfecho não fosse este, “mal iria a democracia no nosso país”, depois de um processo que foi conduzido com recurso a todas as ferramentas que a democracia confere aos cidadãos.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 487 vezes

Artigos Relacionados

Grupo Motard “Doidos por Elas” oferece nova Pia à Igreja de Alcanede

Paulo Coelho

Emoção, alegria e confraternização na abertura da renovada Igreja Matriz de Alcanede

Portal Alcanede

BVA – Autarquia de Santarém assegura pagamento de seguro de acidentes pessoais

Portal Alcanede