17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Cultura

Festival de Folclore de Viegas “não há aplausos melhores do que os recebidos na nossa casa”

O Festival Nacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Viegas no passado dia 28 de maio “marcou a abertura da época de atuações, cujo expoente máximo acontece nos meses de verão, temos 6 atuações agendadas”, referiu ao Portal de Alcanede, Sílvia Vieira.

A XXVII edição do Festival foi alterada para o mês de maio que corresponde ao aniversário do rancho, tendo em conta que nos últimos anos a sua realização coincidiu com as festas anuais em Viegas.

rancho viegas 2016 02“Não há aplausos melhores do que os recebidos na nossa casa”, disse a presidente do Rancho das Viegas para justificar o numeroso público (cerca de 400 pessoas) que assistiram ao espetáculo na sede da Associação Cultural e Recreativa de Viegas. As comitivas que integraram os ranchos convidados na deslocação a Alcanede rondou as duas centenas.

Marcaram presença o Rancho Regional e Folclórico de Candosa (Tábua – Beira Alta), Grupo Etnográfico de Lorvão (Penacova – Beira Litoral), Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila (Coimbra – Beira Litoral) e o Rancho anfitrião de Viegas.

Um esforço logístico que contou com o trabalho da generalidade da população de Viegas “na preparação das refeições, das filhoses e nos bares e ainda na doação de géneros alimentares”.

A cerimónia de receção agendada para o castelo de Alcanede foi transferida para a sala da Assembleia de Freguesia, devido às condições climatéricas adversas. Os grupos foram recebidos pela presidente de Junta, Cristina Neves e vários elementos que compõem o executivo, Filipe Vitorino, José Manuel Pereira e Alda Costa em representação do Presidente da Assembleia, Jorge Rodrigues.

O evento foi apoiado pela autarquia local, Câmara Municipal de Santarém, Portal de Alcanede, Rádio Pernes e população das Viegas.

Artigos Relacionados

Rancho das Viegas convida população para a festa dos 24 anos

Carlos Coelho

Pé da Pedreira recebe Encontro com as Bandas de Alcanede, Xartinho e Gançaria

Paulo Coelho

Apresentações do livro “Crónica da Igreja de Alcanede” cativaram plateias presentes em Alcanede e Santarém

Portal Alcanede