8.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Sociedade

Festejos em Vale da Trave terminam com promessa de regresso em 2013

Fotos: Luís Ferreira

As festas em honra de São Caetano e São Sebastião, em Vale da Trave, voltaram a receber a presença de centenas de pessoas nesta edição 2012. Os festejos tiveram início na sexta-feira, 20 de Abril, com as atuações de Paulo Figueiredo e Dj Taminta, sendo o dia de sábado preenchido com o habitual peditório, almoço-convívio, arraial, quermesse e baile com JC Power, numa noite que superou as melhores expetativas.

No domingo, 22 de Abril, o destaque foi para a tradicional celebração religiosa, com a missa celebrada pelo pároco Tiago Pires, seguida de procissão. A animação esteve a cargo da Bandinha Mirense, Rancho Folclórico de Cabeça Veada e baile com Foka Energie.
 

Rui Louro, juiz da festa: “A festa este ano estaria, possivelmente, quase para morrer (…)”
 

Os juízes da festa deste ano foram Madalena Durão e Rui Louro. Em declarações ao Portal Alcanede, o juiz referiu que “foi feita uma aposta diferente. Não tivemos a picaria, apostámos no rancho folclórico na tarde de domingo e em grupos e artistas que pudessem atrair mais pessoas”, considerando que a aposta foi ganha.

Rui Louro lembra que “a missão está quase cumprida, fiz o melhor que pude para ajudar o santo, a terra e a igreja”, a passagem de testemunho deverá acontecer no próximo mês durante o baile das contas “com a entrega da bandeira ao próximo juiz”.
 

A convicção é de que a festa possa continuar, pelo menos, durante mais um ou dois anos “a festa este ano estaria, possivelmente, quase para morrer porque não havia ninguém muito interessado em prosseguir”. Rui Louro espera que no futuro “mais gente ganhe um bocadinho de coragem e que a festa da terra não morra”. Em causa, segundo o juiz, o facto de “muita malta nova estar fora da terra, outros devido a questões pessoais e profissionais não podem e outros, porque não estão muito interessados. Isto dá muito trabalho, é preciso sacrifício”. Por isso, deixou o apelo aos que se seguem, “não deixem morrer a festa da terra, sejam carolas e continuem a ajudar”.
 

Rui Louro salientou também ao Portal Alcanede que “a nossa velha capela vai levar um restauro muito grande” e que, apesar de já existir algum dinheiro, “ainda faltam cerca de vinte a trinta mil euros”, pelo que estes festejos também servem para ajudar nas obras, “o teto da nossa capela está mesmo em decadência e certamente não aguentará o próximo inverno”.
 

Ver Fotos
Fotos de Luís Ferreira 

 

Artigos Relacionados

35 Anos da A.R.C.A assinalados com um Passeio de Motociclos e almoço convívio

Paulo Coelho

Fogo consome povoamento florestal em Casais da Charneca

Carlos Coelho

Covid-19: Concelho de Santarém com 7 mortes confirmadas e 179 casos positivos

Portal Alcanede