11 C
Alcanede
Quinta-feira ,28 Março, 2024
Sociedade

Festa organizada pela SFA trouxe 8 variedades de sopa

As sopas de alho francês, caldo verde, legumes, peixe, canja de galinha, fressura, pedra e sopa do mestre Elmano estiveram em destaque na 1ª edição da Festa das Sopas numa organização da Sociedade Filarmónica Alcanedense.

A iniciativa que visou a angariação de fundos decorreu no passado dia 4 de outubro nas instalações da A.R.C.A – Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, “ lembrámo-nos de fazer este evento também em virtude da não realização da Expo, que não deixava de ser uma boa fonte de receita”, referiu José Antunes, presidente da direção da SFA, afirmando compreender a razão que levou a Junta de Freguesia de Alcanede a suspender o certame por falta de disponibilidade financeira.

sopas 2015 01A realização da Festa das Sopas contou com a participação dos principais restaurantes da vila de Alcanede que se prontificaram a ajudar, “nós lançámos a ideia e todos eles ofereceram uma sopa, o nosso agradecimento por isso”, enfatizou o dirigente da centenária banda.

A sopa de alho francês foi confecionada pelo restaurante “O Alcaide”, a de legumes, ficou a cargo do “Tempero do Frango”, o restaurante “Sabores da Serra”, apresentou o seu caldo verde. As restantes num total de 8, foram preparadas pelos diferentes grupos da banda, metais (fressura), madeiras (peixe), percussão (galinha), “o ti Elmano que é um grande amigo da banda trouxe a sua famosa iguaria a que chamámos a sopa do mestre Elmano”.

Tendo em conta a participação do público, “tudo indica que iremos repetir a iniciativa ou com mais sopas ou com animação”, disse à reportagem do Portal de Alcanede, José Antunes.

O evento organizado pela Sociedade Filarmónica Alcanedense surgiu no fim de semana em que começou o ano letivo 2015/16 da Academia de Música, que ronda os 40 alunos inscritos, “ entraram alguns elementos novos para o nível 1, estamos a contar que apareçam mais, neste momento temos 10 professores a lecionar em formação musical, coro e instrumento”.

A instituição criou este ano a secção de dança, integrando a já existente atividade de ballet e dança contemporânea, modalidades que decorrem atualmente nas antigas instalações do Centro de Saúde de Alcanede, onde funcionam também algumas aulas da Academia de Música, “temos que agradecer à Junta de Alcanede esta possibilidade dando vida a um espaço que estava devoluto”, referiu José Antunes.

Ao nível das secções a SFA conta ainda com o Coro de Adultos que teve a sua primeira apresentação pública no decurso da audição final da Academia de Música realizada em meados deste ano, “não temos muitos elementos mas quem quiser e gostar de cantar pode aparecer”.

Artigos Relacionados

Nova direção da A.R.C.A quer corrigir erros do passado e apostar no diálogo

Paulo Coelho

Grupo Marchas de Santo António de Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira organiza “Almoço com Tradição” dia 2 de abril na ARCMB

Portal Alcanede

Covid-19: Casos positivos no Concelho diminuem nas últimas 24 horas após acertos de dados entre plataformas

Portal Alcanede