9.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Sociedade

Expo-Alcanede 2014 vence adversidades financeiras

A vitalidade da Freguesia de Alcanede no plano empresarial, associativo e gastronómico vai estar em evidência de 19 a 21 de Setembro, no largo da feira, em mais uma edição da IX –Expo Alcanede ( XIII – Mostra Gastronómica). Contribuem para esse feito, a representação de 35 empresas, 20 artesãos e 25 associações.

As entidades organizadoras, junta e câmara de Santarém, reconhecem ainda assim, que o maior desafio colocado este ano, “foi agregar as vontades e as possibilidades de todos os parceiros que connosco realizam o evento, o nosso desafio foi verdadeiramente conseguir unir as pessoas mais uma vez em torno da nossa freguesia”, disse a presidente de junta, Cristina Neves, ao Portal de Alcanede (PA).

Numa alusão ao panorama económico e social menos favorável da atualidade, a autarca, sublinhou que a suspensão do evento chegou a ser equacionada, mas os fatores “promoção local e ponto de encontro”, foram decisivos em detrimento das dificuldades de tesouraria,” ponderámos muito bem os efeitos secundários que este investimento tem nas contas da freguesia, cientes dos constrangimentos financeiros, mas apesar disso sentimos por parte de quem nos acompanha desde a primeira edição, que a não realização do evento deixaria um grande vazio na nossa identidade”.

A presidente de Junta de Alcanede que no final deste mês de setembro completa o seu primeiro ano de mandato (PSD) na liderança do executivo, considera o certame, da maior importância para a freguesia, que ostenta o maior movimento associativo do Concelho de Santarém e uma forte dinâmica empresarial, “principal motor potenciador e gerador da nossa sustentabilidade local. Ambos precisam do apoio do poder local, não só nestas demonstrações como em outras”, reconhece, Cristina Neves.

A importância da realização da mostra gastronómica e exposição empresarial é ainda destacada por, conseguir, “sentar à mesma mesa, empresários, artesãos, associações, entidades diversas, cultura, animação, desporto e solidariedade, então a importância desta iniciativa terá alcançado o seu bem maior, porque esse é o principal objetivo da JFA”, refere. A autarca defende ainda que a “freguesia de Alcanede é uma força viva pela qual todos queremos continuar a lutar, justa e eficaz, para marcar uma presença cada vez mais forte e coesa”.

O Portal de Alcanede, apurou que o formato da Expo-Alcanede 2014, ao nível das tendas, stands e tasquinhas, será idêntico ao das edições anteriores, apesar de existirem algumas “pequenas diferenças para as quais contámos com a colaboração das várias associações que dinamizam alguns dos momentos animados, culturais e desportivos”.

As atividades desportivas e lúdicas propostas para este ano, são diversificadas com destaque para a participação da equipa de BTT ADAR OFIMOTO, que realiza um desafio de downhill pelas ruas da vila de Alcanede “Do Castelo à Vila”. Ainda no plano desportivo, tudo aponta para a possibilidade da realização de um jogo de Rugby de Praia pelo Rugby Club de Santarém.

Os Jogos tradicionais para os mais jovens, vão também marcar presença no recinto desportivo de Alcanede, através da Cooperativa Terra Chã. A demonstração de Zumba, antes do baile de Sábado (David C / DJ Kristoff), uma caminhada com um percurso pedestre, organizado pela JFA no domingo de manhã e ainda um passeio de motorizadas, vespas e motos, organizado pela A.R.C.A, completam as principais atividades.

Participações:

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede / Centro Cultural de Aldeia da Ribeira / Sociedade Filarmónica Alcanedense / Sociedade Musical do Xartinho ( Atuação) / Danças de Salão de Aldeia da Ribeira / Atuação) / ADAR- Ofimoto ( Prova de Downhill) / Associação Recreativa de Murteira e Barreirinhas / A.R.C.A – Escola de Ballet ( Divulgação) / Agrupamento 1073 – Corpo Nacional de Escutas da Gançaria / Capela São Lourenço / Centro Social Serra do Alecrim / Associação de Caçadores de Alcanede / Centro de Convívio Cultural e Desportivo de Mata do Rei / Associação Desportiva PBM / Associação Pais e encarregados de Educação AEDAH /Grupo de Motards “ Doidos por elas” /Associação Recreativa e Cultural de Alcanede / Rancho Folclórico de Viegas/BTTegas / Baldios do Vale da Trave / Irmandade Nª Sra. Purificação / Cooperativa Terra Chã.

Entidades Diversas:

Junta Freguesia de Alcanede / Câmara Municipal Santarém / Agrupamento D. Afonso Henriques / APFRA – Associação dos Produtores Florestais de Alcobaça / FCCRDS – Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém / Santa Casa da Misericórdia de Alcanede / Centro Social Serra do Alecrim.

cartaz expo 2014
 

Artigos Relacionados

Santa Casa de Alcanede organiza caminhada solidária “Rota do Castelo”

Portal Alcanede

Banda de Alcanede sugere à C.M.S melhores condições para atuar a norte do concelho

Carlos Coelho

Utentes do Centro Social Serra do Alecrim dão contributo para o livro “Melodias na Manta”

Carlos Coelho