5.7 C
Alcanede
Quarta-feira ,19 Janeiro, 2022
Religião

Evocação a Nossa Senhora das Neves no dia 6 de janeiro

A Ermida da Nossa Senhora das Neves vai receber no próximo domingo, 6 de janeiro de 2013, mais uma cerimónia carregada de simbolismo. Perante uma paisagem deslumbrante e tendo como pano de fundo a evocação à padroeira da capela de Mata do Rei, a festa da Senhora das Neves vai começar às 13 horas com um almoço convívio na sede da associação local, estando a missa, presidida pelo pároco Tiago Pires, marcada para as três da tarde junto à ermida.
A celebração em honra da Nossa Senhora das Neves iniciou-se no dia 8 de janeiro de 2006, depois de em 2005, um grupo de amigos, crentes e cheios de fé, terem descoberto os escombros da capelinha situada na “Lagoinha”, o nome daquele pedaço de terra segundo o registo mais atual.

Sobre a lenda de Nossa Senhora das Neves

Em tempos muito antigos, um carvoeiro que fazia carvão de urze no meio da serra para vender na feira de Santarém, preparava-se para escavar um buraco quando ouviu uma voz feminina avisá-lo de que não escavasse naquele lugar porque ali nasceria água. Incrédulo o homem escavou, e em verdade, nasceu água naquela escavação em plena serra! Assustado o carvoeiro desceu a serra em direção ao lugar para contar a todos a boa-nova, e a população que era muito devota organizou-se imediatamente em peregrinação de candeias pele serra acima. No caminho começou a chover e o vento soprou de tal forma que todas as candeias se apagaram. O povo assustado e prestes a desistir com receio de tamanha aventura começou a recuar no seu propósito, mas o carvoeiro convicto da sua cena “milagrosa” insistiu, e nessa hora, quando tudo ficou às escuras, todos ouviram aquela voz celeste que lhe disse para continuarem a caminhada porque a luz haveria de aparecer! Nessa hora a fé falou mais alto e o povo continuou acompanhado de um clarão que provinha do local onde o carvoeiro tinha escavado; muito perto daquela pequena cova descobriram a imagem de pedra da Nossa Senhora das Neves, onde ergueram uma pequena ermida feita com 3 ou 4 lages. Dali trouxeram a santa para a capela do lugar, de onde a mesma vigia até hoje os moradores de Mata do Rei.

 

Artigos Relacionados

Missas novamente suspensas

Portal Alcanede

Fotos – Imagem peregrina de Fátima traz centenas de fiéis a Alcanede

Carlos Coelho

Domingo de Ramos assinalado em Alcanede com missa e procissão

Paulo Coelho