8.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Cultura

Filarmónica alcanedense encantou público no concerto de ano novo

Aplaudindo de pé, foi assim que o público que marcou presença no domingo, dia 9 de Janeiro de 2011, na A.R.C.A (Associação Recreativa e Cultural de Alcanede), brindou a actuação dos músicos. Dirigida pelo maestro Alberto Lages, a S.F.A interpretou obras de Tchaikovsky, James Curnow, Alfred Reed, Toshio Mashima, Stevie Wonder, Jorge Ben e Benny Goodman.

Joana Carreira recebe Flautim

De forma entusiasta o público aplaudiu o desempenho da Filarmónica Alcanedense que actuou durante cerca de 1 hora e meia, sendo a ocasião aproveitada para a entrega de um Flautim a Joana Carreira. Um instrumento oferecido por amigos da banda à jovem e que, segundo o maestro Alberto Lages, “reflecte o apoio e o empenho que as pessoas em Alcanede têm pela banda”.

Maestro Alberto Lages sente-se orgulhoso

Este concerto foi marcado por um programa que abrangeu vários estilos “desde a grande música de transcrição passando por uma obra solista para dar oportunidade ao Pedro Frazão” que nas palavras do maestro “é um jovem com muito talento que precisa de ser apoiado”.

Alberto Lages considera que 2011 será um ano em que “o objectivo é trabalhar no sentido de fazer evoluir ao máximo a banda, trabalhando novos reportórios, tentando explorar novos tipos de linguagem”.

Enquanto maestro diz “há algo que me orgulha muito. Há pessoas que mesmo não sendo de Alcanede querem tocar aqui, porque gostam da música que tocamos, do ambiente que aqui se vive, porque gostam da velocidade com que se muda o reportório e que não se importam de participar a custo zero”.

O maestro aproveitou ainda a presença do Portal de Alcanede para transmitir a todos os que compõem a filarmónica Alcanedense “o meu agradecimento e o empenho demonstrado. Os ensaios têm sido duros e apesar de alguns, normais receios, a aposta como ficou comprovado foi ganha. Muito obrigado a todos”.

Na vontade de todos está também a “eventual possibilidade da S.F.A gravar um novo CD”.
A filarmónica de Alcanede, além das habituais presenças em diversas festividades, foi convidada a participar este ano no Festival Ibérico de Bandas que decorrerá em Junho, em Monção.

César Martins – “Esta banda centenária é para manter de pé”

Para o presidente da Sociedade Filarmónica Alcanedense, a banda está “no bom caminho. Com o trabalho do maestro e com a vontade dos músicos poderemos continuar apresentar programas de nível como aquele que hoje foi apresentado”.

César Martins considera que em 2011 “não será fácil passar ao lado de todos os problemas financeiros do país e que também atingem a nossa instituição”, no entanto “com a boa vontade de músicos, direcção e de amigos da banda, penso que será possível continuar a manter de pé esta banda centenária (com 112 anos) e seria pena deixá-la cair” e garante “enquanto eu cá estiver e que tenha colegas como tenho tido até aqui na direcção e músicos como estes, não é fácil deixá-la cair e acredito que vai continuar por muitos e muitos mais anos”.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 671 vezes

Artigos Relacionados

Associações de Alcanede participam esta noite no espectáculo “61-ABRIL-74 da Guerra à Liberdade”

Carlos Coelho

Pé da Pedreira recebeu Encontro de Bandas Filarmónicas em ambiente de festa

Paulo Coelho

Santarém – 3 Compositores, 1 homenagem – “A homenagem maior vai para a música escrita e interpretada no concelho de Santarém”

Carlos Coelho