11 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Sociedade

ETAR de Alcanede inaugurada na presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcanede foi inaugurada este sábado, 13 de julho de 2013. A obra representa um investimento na ordem dos 3,8 milhões de euros, dos quais 2,7 milhões foram financiados pela União Europeia. A cerimónia decorreu na presença de várias entidades oficiais, entre as quais o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba.
Em declarações ao Portal de Alcanede, o Secretário de Estado afirmou que esta obra “é um ótimo exemplo de aplicação dos fundos da União Europeia, um grande esforço da Câmara Municipal de Santarém e uma grande aposta na qualidade de vida das pessoas”. Pedro Lomba considerou também que a infraestrutura permitirá “que as pessoas passem a viver melhor com a construção desta ETAR que se insere num plano de outras obras do mesmo nível”, disse.

O membro do Governo salientou ainda que o investimento “terá um impacto fortemente positivo na economia local e nacional”, e que o mesmo servirá para que as empresas “que estão a fazer um grande esforço de internacionalização, nomeadamente na indústria pedreira, de curtumes e da cal”, passem a ter os seus resíduos tratados pela ETAR, “contribuindo igualmente para a fixação de novas empresas”, frisou.

Pedro Lomba salientou também à nossa reportagem que, “apesar da crise, Portugal não parou e continua a fazer obra e nesta fase é fundamental continuar a trabalhar. O que hoje estamos a assistir em Alcanede é exemplo de governo” e que a pretexto “da crise e da situação financeira dos países, não podemos deixar de governar”, concluiu.

Para Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS e simultaneamente Presidente do Conselho de Administração da Águas de Santarém, a ETAR de Alcanede “é uma concretização que nos enche a todos de orgulho”, lembrando que o saneamento básico, “como o próprio nome indica é básico e nós tínhamos uma taxa de cobertura no nosso concelho de cerca de 60%”, sendo que no final destas obras “vamos ficar com 94% cumprindo as diretrizes europeias”, afirmou.

O autarca fez também questão de lembrar que foram conseguidos fundos comunitários “para que as pessoas não tenham de pagar a ligação aos seus ramais”. Algo que custava 618€ e que “depois da reprogramação que fizemos ficou gratuito”, um incentivo para que “todos se liguem à rede de saneamento”, frisou.

Ricardo Gonçalves garantiu ainda que a empresa municipal Águas de Santarém irá agora proceder “a campanhas de sensibilização para que isto possa ter efeito de uma maneira célere e entendida por todas as pessoas”, agradecendo a compreensão das populações num processo “nem sempre fácil”, enaltecendo “os que têm compreendido e colaborado neste processo. Queremos caminhar para um concelho de excelência e para isso, importa mante-lo e cuidar dele”, disse.

Por seu turno, o Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede considerou que a inauguração da ETAR significou “o terminar de uma obra e o início de uma melhoria na freguesia que já há muito tempo deveria estar em execução”. Apesar do atraso, Manuel Joaquim Vieira salientou que “agora é preciso que as pessoas utilizem o que têm à sua disposição”, incentivou.

A ETAR de Alcanede irá servir 1.189 habitantes com tratamento secundário e faz parte do plano integrado de ampliação do serviço de saneamento do concelho de Santarém. A bacia de drenagem afluente à Estação de Tratamento de Águas Residuais abrange as povoações de Alcanede, Mosteiros, Aldeia de Além, Bairro dos Murtais e Alqueidão do Mato. Segundo a Águas de Santarém, a breve prazo a empresa municipal deverá colocar a funcionar o sistema de drenagem de águas residuais de Aldeia da Ribeira.

Fora desta execução vão ficar, para já, Casais da Charneca, Prado, Vale da Trave, Pé da Pedreira, Barreirinhas, Murteira e Valverde, não se sabendo quando abrirá o concurso para a contemplação destes lugares da freguesia de Alcanede na rede de saneamento básico.

Ver Fotos

Artigos Relacionados

As “Mal Tratadas” saem à rua no dia 2 de agosto

Carlos Coelho

Câmara de Santarém aprova por unanimidade apoio de 15 mil euros à Expo Alcanede

Carlos Coelho

“Mal Tratadas” saíram à rua de “cara lavada” em passeio muito animado

Paulo Coelho