13 C
Alcanede
Terça-feira ,7 Dezembro, 2021
Sociedade

Espaço Trocas em Alcanede abre as portas no dia 13 de outubro

A Vila de Alcanede vai receber no próximo dia 13 de Outubro, um novo Espaço de Trocas solidárias, situado na Travessa da Misericórdia (no anexo à Capela da Misericórdia).

A abertura deste espaço surge através do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Santarém 3ª Geração (CLDS 3G), projeto desenvolvido ao abrigo do Programa POISE (PT 2020), com financiamento da União Europeia (Fundo Social Europeu) e o com comparticipação pública Governo do Estado Português (Instituto da Segurança Social, IP).

De acordo com um comunicado da CLDS Santarém, “o conceito que se pretende desenvolver com este espaço não é novo e vai buscar a sua origem há já conhecida troca direta de produtos, em que o que eu tenho a mais e não preciso, troco por algo que necessito”.

A iniciativa tem como objetivo promover a troca de produtos “permitindo a todos os intervenientes poupar dinheiro”. Trata-se de um espaço aberto a toda a comunidade, funcionando num sistema de troca de produtos novos e usados.

No que respeita ao seu modo de funcionamento, os artigos são entregues no Espaço Trocas e são analisados pela equipa do projeto, que decide se estão em condições de serem trocados.

No caso de serem aceites, a pessoa recebe créditos (Afonsinhos), no valor correspondente, podendo adquirir produtos existentes no Espaço Trocas.

“Os Afonsinhos são a forma de “pagamento” dentro do Espaço Trocas e podem ser adquiridos através da entrega de produtos”.

Entre os artigos suscetíveis de serem trocados encontram-se, os géneros alimentares, brinquedos, vestuário, produtos de decoração, produtos de higiene da casa, livros, material escolar, produtos de higiene pessoal, artigos de papelaria, bijuteria, entre outros.

Neste momento decorre uma campanha de recolha desta tipologia de produtos para que o espaço trocas esteja apetrechado no dia da sua abertura.

Os pontos de recolha são: Junta de Freguesia de Alcanede; Santa Casa Alcanede; Serra Alecrim IPSS; Bombeiros Voluntários de Alcanede; Farmácia Apolinário; Serra do Saber, Centro de Formação; Igreja Matriz, Capela da Misericórdia; Associação de Valo do Carro e Banda Filarmónica de Alcanede.

O Horário de Abertura do Espaço Trocas acontece às Terças e Quintas-Feiras, das 10H às 12:30H e das 14h às 16h30.

Artigos Relacionados

Eduardo António, de Barreirinhas, não resistiu a acidente com trator agrícola

Carlos Coelho

Comissão de Festas de S. Vicente promove “Fogueira de Carnaval”

Portal Alcanede

João (Seilá) Santos está entre os 7 finalistas do Ídolos 2012

Paulo Coelho